Navegar para Cima

Notícias

Constituição Brasileira é tema de estudo no Ensino Médio

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio produziram fanzines com reflexões sobre a legislação brasileira
03/10/2018
Nosso jeito de educar
Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio produziram fanzines com reflexões sobre a legislação brasileira

​No dia 5 de outubro de 1988 foi promulgada a atual Constituição Federal Brasileira. Após 30 anos de sua publicação, a lei, que se tornou o principal símbolo do processo de redemocratização nacional, foi tema de estudo dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

Por meio da sequência didática com o tema: Constituindo a Constituição, a turma analisou diferentes tópicos da legislação embasada nos conhecimentos de Filosofia, Sociologia, Geografia, História e Ensino Religioso.

A partir das suas percepções, os estudantes foram desafiados a criar fanzines temáticos abordando alguns tópicos como: diretos da pessoa humana, direitos sociais, cultura, organização do estado, entre outros.

DSC_0468.JPG
Fanzines produzidos pelos estudantes abordando temáticas da constituição

Por ser uma publicação que permite o uso da criatividade e a liberdade de expressão dos autores, os fanzines produzidos em grupo abordam as temáticas da constituição das mais variadas formas expondo como o jovem avalia os direitos e deveres do cidadão brasileiro definidos constitucionalmente há três décadas.

Segundo o professor Renan Ferreira, o objetivo do trabalho era propiciar um espaço de reflexão aos estudantes, estimulando o olhar crítico sobre a constituição. “Nos tempos em que estamos vivendo, o voto consciente é a chave da esperança, da transformação. Para além disto, foi uma grande oportunidade de retomar a história da constituição brasileira e apresentar aos estudantes seus diferentes aspectos constituintes. Neste mês em que ela faz 30 anos, sua compreensão nunca foi tão precisa", afirma.