Homenageado da Feira do Livro apresenta seu trabalho aos estudantes

11/10/2018
Projetos
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2018

​​Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:

Por Letícia Corrêa Maier | 1º ano EM

​Com o lema Vozes da África: um continente de histórias, cores e amores, a 26ª Feira do Livro Rosariense buscou mostrar à comunidade escolar a diversidade cultural presente e expressada na literatura. Para isso, o evento acolheu os escritores Jéferson Tenório como patrono e Rogério Andrade Barbosa como homenageado.

Durante a Feira, o homenageado conversou com estudantes do Ensino Fundamental, apresentando-lhes seu trabalho sobre a cultura e literatura africana.

Professor formado em Letras pela Universidade Federal Fluminense, palestrante e escritor de mais de 100 obras sobre a cultura africana, Rogério serviu como voluntário das Nações Unidas em Guiné-Bissau, onde conheceu a rica cultura e diversidade dos povos do país.

Desta experiência trouxe consigo para o Brasil muitas histórias e lendas da tradição oral africana, as quais inspiraram a publicação de suas obras. Para ele, a importância da realização deste trabalho está na quebra de preconceitos sobre o continente africano, muitas vezes associado a pobreza e o subdesenvolvimento, ignorando toda diversidade que ele abarca.

“A disseminação da cultura africana no Brasil se torna necessária pela grande influência desse povo no nosso país, além da falta de representação na cultura nacional, pois todas as crianças merecem se verem retratadas na literatura" explica.

Sobre a escolha de ser o homenageado da 26ª Feira do Livro Rosariense, afirma: “Não há honra maior para um escritor".