Navegar para Cima

Notícias

Iniciação científica é trabalhada na Educação Infantil

12/11/2018
Nosso jeito de educar
Pesquisas, observações, experiências e descobertas fazem parte do dia-a-dia dos estudantes da Educação Infantil

​​Pesquisas, observações, experiências e descobertas fazem parte do dia-a-dia dos estudantes da Educação Infantil do Marista Rosário.

No segundo semestre, a turma N3E, por exemplo, está participando do projeto As Invenções. Segundo a professora Cristina Kunz, os estudantes chegaram a várias conclusões com as leituras, pesquisas e vídeos assistidos. “O que mais chamou a atenção da turma foi o entendimento que uma invenção não surge de repente, de que ela é fruto de muito estudo e experiências, explica.

Os estudantes aprenderam sobre as descobertas da Civilização Antiga e as primeiras invenções do homem, como: o fogo, a roda, a cerâmica, o tecido e a escrita. A turma realizou experiências de Química e Física para aprimorar a sensibilidade e observação, participou de aulas de culinária com ingredientes “mágicos" e visitou um ateliê de cerâmica para conhecer a transformação da argila em cerâmica. Além disso, os pequenos conversaram com estudantes do Ensino Médio e com a professora de Física Berenice Stensmann, para saber mais sobre a invenção Colete Salva Ciclistas, que ao se conectar com a bicicleta gera energia e acende luzes.

Já a turma N3H está estudando sobre O que acontece no Planeta Terra? Fenômenos da Natureza. Chuva, a neve, redemoinhos, furacões, tornados, dia, noite e arco-íris são temas de pesquisa das crianças. Por meio de experimentações científicas e vivências práticas, os estudantes descobriram mais sobre a natureza. 

IMG-20181022-WA0028.jpg
Crianças aprendendo sobre o arco-íris

Sobre a Iniciação Científica no Marista Rosário

Com o objetivo de formar estudantes críticos, capazes de identificar e resolver problemas utilizando metodologia científica, o Colégio Marista Rosário desenvolve um Programa de Iniciação Científica, momento destinado à investigação, à experimentação e à troca de saberes. Na Educação Infantil, os alunos têm contato com as Ciências e os experimentos, aprendendo a investigar e explorar os ambientes e reunindo-se uma vez por mês no Laboratório de Ciências para aulas práticas.​