Navegar para Cima

Notícias

Me aceita como eu sou é tema de estudo do 8º ano EF

Sequência Didática busca refletir e responder à questão "Como compreender e respeitar as diferenças nas relações diárias?"
16/10/2018
Nosso jeito de educar
Sequência Didática busca refletir e responder à questão "Como compreender e respeitar as diferenças nas relações diárias?"

Buscando refletir e responder à questão Como compreender e respeitar as diferenças nas relações diárias?, os professores da Área de Linguagens e Códigos estão desenvolvendo, junto aos estudantes das turmas do 8º ano EF, a Sequência Didática Me aceita como eu sou.

O tema será abordado em seus vários aspectos nas aulas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Produção Textual, Educação Física e Arte. Em Língua Portuguesa, por exemplo, será explorado por meio da leitura de textos de opinião em que se manifestam, implicitamente, intolerância, preconceitos e desrespeito às diferenças. Posteriormente, haverá uma explanação oral crítica. 

No componente curricular de Educação Física, foram realizadas atividades de sensibilização sobre o “eu" e o“outro" para trabalhar o respeito também no movimento corporal. Em uma das atividades, realizada em duplas, um dos estudantes ficou vendado, como se fosse cego, e o outro teve de guiá-lo em um trajeto pelo Centro Esportivo. Outro momento foi o jogo de vôlei sentado, que simulou uma partida de deficientes físicos sem os movimentos das pernas. Segundo a professora Pauline Chagas, o objetivo era trabalhar a empatia entre os rosarienses. “A ideia é que eles se coloquem no lugar dos outros, seja não tendo o movimento das pernas ou não enxergando, para eles perceberem uma realidade diferente da deles", explica.

2018_10_10_Projeto Me Aceita como eu sou (7).JPG

Em Produção Textual, os estudantes serão convidados a redigir parágrafos com trechos descritivos e argumentativos em que apresentam os colegas.

Para finalizar o trabalho, os estudantes irão produzir vídeos apresentando o outro nas suas mais variadas formas, utilizando linguagem verbal e corporal, que serão editados no laboratório de Informática durante as aulas de Arte.​