Projeto Pequenos Escritores completa 20 anos

13/11/2018
Cultura
No dia 10/11, os estudantes do 2º ano EF lançaram suas primeiras obras na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre.

​​​​​​​Para promover o encantamento pela Literatura e estimular os estudantes a estabelecerem relações com o mundo por meio da leitura, em 1998, o Colégio criou o Projeto Pequenos Escritores. No sábado, dia 10/11, comemoramos sua 20ª edição, quando estudantes do 2º ano EF lançaram suas primeiras obras na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Além das sessões de autógrafos, o evento contou com um momento cultural com dança, música e encenação artística.

Atualmente, a iniciativa é desenvolvida ao longo de todo ano e as crianças criam suas próprias obras em uma narrativa poética, com enredos construídos coletivamente. Cada estudante escreve a sua estrofe utilizando a letra cursiva, exercitando a habilidade motora e criativa, e as imagens que ilustram os livros e as capas também são feitas pelos pequenos, que utilizam os mais diversos materiais e técnicas de desenho e pintura.

O trabalho contou com o suporte de diferentes educadores como assistentes de convivência e de coordenação, coordenadores, orientadora educacional, professoras de cada turma além de professores das especializadas de Arte, Expressão Corporal e Música.

pequenos_escritores2018 (12).jpg

Cleonice Guerra, a Lelé, é uma das educadoras que acompanha o projeto há mais de uma década e vivenciou algumas das inovações da proposta. “O que mais me emociona, é a mágica que as histórias fazem com nossas crianças. É como abrir uma porta encantada que nos leva para um mundo de aventuras, poesias, rimas e finais felizes. Nossos estudantes se envolvem de corpo e alma. Seus olhos, seus ouvidos, suas mãos. Mas é lá no coração que a mágica acontece. É lá que tudo começa. E o brilho nos olhos nos mostra que o coração está feliz. E essa felicidade toma conta de tudo. E nesse momento percebemos que temos crianças felizes, famílias encantadas e professores orgulhosos”, salienta a rosariense.

​Conheça um pouco mais da trajetória do Pequenos Escritores:

1999: os livros criados começaram a ser lançados e autografados durante a Feira do Livro de Porto Alegre nesse ano.

ecos_2004.JPG

​Anuário Ecos de 2004

2012: as obras passaram a ser impressas com a letra cursiva dos próprios estudantes, registrando também o desenvolvimento do traçado de cada um.

2013: as turmas foram convidadas a produzir poesias e narrativas poéticas – um gênero mais próximo à habilidade de escrita e leitura da faixa etária. A publicação também aumentou de tamanho, passando de A5 para A4, se assemelhando aos livros costumeiramente conhecidos pelas turmas.

ecos_2013.JPG

Imagem do Anuário Ecos de 2013

2015: os exemplares passaram a apresentar uma história única criada de forma colaborativa, e passaram a ocorrer os encontros com autores e ilustradores, oficinas e os primeiros ensaios de criação de personagens e histórias (a cada ano, são envolvidos de cinco a oito escritores, ilustradores e editoras).

2016: inclusão da oficina Como nasce um livro, com o responsável pela diagramação das obras, para que as crianças conheçam a parte de construção gráfica da literatura.

Ao longo dessas duas décadas, o Pequenos Escritores, que faz parte do Programa de Formação de Leitores do Colégio, está constantemente se reinventando. O processo reforça o jeito marista de educar, tornando os alunos protagonistas em atividades dentro e fora do ambiente escolar.