Navegar para Cima

Notícias

Rosário Café recebe escritora cubana

Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2018
03/10/2018
Projetos
Confira uma das matérias do Projeto Eu, Repórter 2018


Um grupo de estudantes do Ensino Médio está participando do projeto Eu, Repórter​, iniciativa que oportuniza a realização da cobertura jornalística de diversos eventos do Colégio.

Confira uma das matérias:

Por Mariana Torves | 2º ano EM

Com o tema Vozes da África: um continente de histórias, amores e cores, no dia 2/10, a Feira do Livro Rosariense recebeu a primeira edição do projeto Rosário Café de 2018. Os estudantes do Ensino Médio participaram de um bate-papo sobre negritude com a escritora cubana Teresa Cárdenas, juntamente com a professora de Literatura, Ana Cristina Ribeiro Pereira, e de História, Maria Aparecida Gomes de Almeida, além do ex-professor e autor Altair Teixeira Martins.

Os rosarienses tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura africana e sobre as atrocidades ocorridas durante a época da escravidão. O livro Cachorro Velho, escrito por Teresa, aborda a questão do racismo, da dura realidade vivida pelo povo negro e, principalmente, sobre a desumanidade da escravidão. Durante o encontro, ela explicou o significado do termo cachorro velho. “Era o apelido dado ao escravo do engenho de açúcar que nascera naquele lugar e não conhecia nada além daqueles portões", conta.

A estudante Roberta Perelló, da turma 206, aprovou a temática do encontro. “Gostei muito do tema por tratar de uma questão de herança cultural muito forte no Brasil, que precisa ser discutida e disseminada entre os jovens", afirma.

mariana 2.jpg
Primeira edição do Rosário Café em 2018 | Créd. Mariana Torves

Sobre a autora

Teresa Cárdenas é uma das mais destacadas figuras da nova geração de escritores cubanos. Recebeu o Prêmio Casa das Américas, o Prêmio David e o Prêmio Nacional da Crítica Literária. É bailarina, atriz, contadora de histórias e ativista social.