Navegar para Cima

Notícias

Turmas do 3º ano EF participam de Oficina de Cultura Açoriana

Atividade faz parte do projeto do 3º ano EF sobre a capital gaúcha
29/10/2018
Nosso jeito de educar
Atividade faz parte do projeto do 3º ano EF sobre a capital gaúcha

Para divulgar e valorizar a cultura açoriana e portuguesa, nos dias 25 e 26/10, as turmas de 3º ano EF participaram de uma oficina sobre o assunto.

Um grupo formado por cinco professoras e autoras do livro Açores – Nossas origens nas Ilhas de Encanto, trouxeram uma exposição de objetos típicos e realizaram uma palestra, falando sobre aspectos de Portugal e Açores e a chegada dos mesmos ao Rio Grande do Sul, além dos costumes, pratos típicos e outros aspectos culturais que foram deixados para os gaúchos.

Após a conversa, os estudantes participaram de oficinas práticas, onde customizaram ícones portugueses de diversos temas, como Arquitetura, Cultura, Festas populares como o Divino Espírito Santo, Geografia e Vestuário. Um dos itens mais escolhidos entre os rosarienses foi a violinha típica dos Açores.

2018_10_25_Oficina_açoriana_3º_ano_EF (34).JPG

Segundo a professora Ana Carla Recena, o encontro foi uma oportunidade de colocar o conteúdo visto em sala de aula em prática. “É muito bacana ver a relação que os estudantes constroem com o que já estudamos, fizeram muitas perguntas pertinentes. Minha turma confeccionou a bandeira de Portugal e aprendeu passos de uma dança típica açoriana, eles realmente mergulharam na cultura e adoraram", afirma. 

A atividade faz parte do projeto do 3º ano EF sobre a capital gaúcha, que busca mostrar toda diversidade cultural que compõe a cidade. Para encerrar os estudos sobre o tema, nos dias 19 e 20/11, as turmas realizarão do espetáculo Porto Alegre: Dropes de Cultura, no Salão de Atos do Colégio. ​