Navegar para Cima

Notícias

Turmas do 3º ano EF participam de Oficina de Cultura Açoriana

24/10/2019
Nosso jeito de educar
Atividade faz parte do projeto do 3º ano EF sobre a capital gaúcha

Para divulgar e valorizar a cultura açoriana e portuguesa, nos dias 24 e 25/10, as turmas de 3º ano do Ensino Fundamental participaram de uma oficina sobre o assunto.

Um grupo formado por professoras e autoras do livro Açores – Nossas origens nas Ilhas de Encanto, trouxeram uma exposição de objetos típicos e realizaram uma palestra, falando sobre aspectos de Portugal e Açores e a chegada dos mesmos ao Rio Grande do Sul, além dos costumes e outros aspectos culturais que foram deixados para os gaúchos, como comidas típicas, arquitetura, artesanato, festas, objetos e vestimentas.

"Vocês conhecem a dança do pezinho? Ela é de origem açoriana, assim como as Festas Juninas que temos em todo o Brasil, inspiradas nas Festas Sanjoaninas portuguesas", explicou a convidada.

Após a conversa, os estudantes foram divididos em grupos, que representavam as ilhas portuguesas: Graciosa, Terceira, do Faial, de São Miguel, do Pico, de São Jorge, de Santa Maria, do Corvo e das Flores. As crianças participaram de oficinas práticas, onde customizaram ícones portugueses de diversos temas.

A atividade faz parte do projeto do 3º ano EF sobre a capital gaúcha, que busca mostrar toda diversidade cultural que compõe a cidade. Para encerrar os estudos sobre o tema, nos dias 19/11 (turmas 35 a 39) e 20/11 (turmas 30 a 34 ), as turmas irão apresentar o espetáculo Porto Alegre por Kleiton e Kledir. Será às 20h, no Salão de Atos do Colégio.

Sobre o Livro Açores, Nossas Origens nas Ilhas de Encanto

A obra aborda as características do Arquipélago de Açores em diferentes aspectos culturais: costumes, música, roupas típicas e geografia, além de mostrar a importância da cultura açoriana no desenvolvimento da região.

As autoras fazem parte da Casa Açoriana Antero de Quental, que foi fundada em 1993 e está instalada junto ao Instituto Estadual de Educação Isabel de Espanha, em Viamão. O local, que tem Memorial, Espaço Pedagógico e Oficinas, possui artesanato, utensílios e roupas típicas dos Açores, além de diversos livros disponíveis para consulta.