Navegar para Cima

Notícias

Turno Integral realiza estudo sobre inclusão

A temática do projeto surgiu por iniciativa dos próprios estudantes
09/10/2018
Nosso jeito de educar
A temática do projeto surgiu por iniciativa dos próprios estudantes

​Durante as últimas semanas, a Turma 8 do Turno Integral tem recebido alguns convidados para complementar os seus aprendizados dentro do projeto Compreendendo algumas necessidades especiais.

A professora Kamila Costa explica que a temática de estudo surgiu por iniciativa das crianças: “o primo de um dos estudantes é portador de Transtorno do Espectro Autista e ele, assim como os demais colegas, sentia a necessidade de entender mais sobre as características dessas pessoas”, relata.

_2018_09_05_atividade sobre inclusão_turma 8 turno (16).JPG
Os estudantes aprenderam na prática como se comunicar em Libras  ​

Desta forma, a turma elencou outros tipos de necessidades especiais para estudarem entre elas: surdez, Síndrome de Down, nanismo e daltonismo. Uma vez por semana eles recebiam convidados para conversar sobre cada uma das deficiências. As experiências foram tão marcantes e significativas que os pequenos encerraram o projeto entrevistando a professora Natalie Ribeiro da Silva, que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola.

A educadora relatou para os estudantes quais são os principais desafios de aprendizagem destes colegas e como cada um pode auxiliá-los no dia a dia. Projetos como esse contribuem para a formação integral dos estudantes rosarienses, trabalhando os aspectos cognitivos e os valores humanos/sociais.​​