Navegar para Cima

Projetos

Acolhida e Adaptação

​​Ingressar no Colégio e encarar o cotidiano escolar, ou mesmo a volta à rotina no início de um ano letivo, traz uma série de descobertas e alegrias, mas também pode trazer dúvidas, ansiedades e inseguranças tanto para os estudantes quanto para as famílias. Um olhar cuidadoso e carinhoso é fundamental nesta fase, na qual as crianças e os jovens entram em contato com pessoas que não integram seu círculo familiar. Novos hábitos são adotados a partir das atividades promovidas na escola, com horários e combinações. Além disso, começam a se formar novos vínculos por meio do convívio com os colegas e os educadores.

Para os pais, o período de adaptação pode suscitar preocupações referente ao bem-estar e à segurança de seus filhos, já que passam a deixá-los em um novo ambiente e com outras pessoas. Nesse sentido, é fundamental a confiança estabelecida com a escola para se construir uma relação de respeito, afeto e diálogo. À medida que a família está tranquila e segura, a criança também passa a se sentir mais confortável e disposta para frequentar as aulas.

Para que adaptação escolar ocorra da maneira mais tranquila possível, quem chega ao Marista Rosário vivencia diferentes atividades no Programa Acolhida e Adaptação. Atendendo às necessidades de cada nível de ensino, são realizadas ações como apadrinhamento a novos alunos, adaptação da carga horária, entrega de Guias de Orientações e atendimento personalizado às famílias que promove a integração, a confiança, o sentimento de pertença e a identificação, afim de tornar a vida escolar significativa.

No apadrinhamento, estudantes que já conhecem a escola são convidados a serem padrinhos e madrinhas os novos colegas, de forma que se tornem referência ao longo dos trimestres e ajudem na adaptação com as turmas.

Os Guias Escolares contêm informações fundamentais sobre a rotina escolar para as turmas da Educação Infantil, do 1º ano do Ensino Fundamental, do Turno Integral e para os novos estudantes do 2º ao 5º ano EF. Nesses materiais, os responsáveis encontram dicas de como ajudar no acompanhamento nas primeiras semanas de aula e informações sobre o funcionamento da instituição, facilitando a adaptação das crianças e das famílias.​

Acesse os Guias de 2020 aqui:

​Guia da Educação Infantil 

Guia do 1º ano EF

Guia do 2º ao 5º ano EF

Guia do Turno Integral