Navegar para Cima

Sobre

Proposta pedagógica

2_proposta_pedagogica.JPG

​A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista

Pautada pela formação integral, cultura da solidariedade e da paz e pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender, a metodologia promove a expressão pessoal dos estudantes por meio de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.
O estudante é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, o Marista Rosário representa também um espaço de construção de projeto de vida.

Principais ​eixos norteadores:


Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental: 

  • Múltiplas linguagens
  • Relações socioafetivas
  • Psicomotricidade
  • Meio Ambiente
  • Conhecimento lógico-matemático
  • Expressão criadora
  • Espiritualidade

Anos Finais do Ensino Fundame​ntal:

  • Projetos diferenciados
  • Abordagem interdisciplinar
  • Utilização de múltiplas linguagens, mídias e tecnologias
  • Formação de lideranças com foco no protagonismo juvenil
  • Eventos esportivos, culturais e artísticos locais, regionais e estaduais
  • Educação Ambiental
  • Saídas a campo

Ensin​​o Médio:

  • Viagens de estudos e pesquisa
  • Projetos de Solidariedade e Voluntariado
  • Ambientes virtuais de aprendizagem
  • Orientação para construção de projeto de vida
  • Vivência da ética e dos valores humano-cristãos