Navegar para Cima

Notícias

Colégio e APM promovem formação "A Disciplina Positiva"

03/10/2018
Formação
Ciclo de palestras será ministrado pelo Anima Mundi.

​​​​​A Associação de Pais e Mestres (APM) e o Colégio Marista Santa Maria realizam a partir do dia 25/10 o Ciclo de Palestras “A Disciplina Positiva". Esse programa é desenvolvido pelo Instituto Anima Mundi, uma organização não governamental, que desenvolve no Brasil e no exterior, programas educacionais que promovem o desenvolvimento do potencial humano, o fortalecimento de comunidades e o progresso social visando criar uma Cultura de Paz.

Confira a programação dos encontros:

25/10, quinta-feira, 19h | A Disciplina Positiva: Uma introdução.

Todos os pais procuram fazer o melhor que podem, mas as melhores intenções nem sempre produzem os melhores resultados. Muitas vezes as crianças se comportam mal quando se sentem desestimuladas e frustradas em sua necessidade de receber amor e atenção. Os pais precisam de princípios básicos que os ajudem a se aproximar dos filhos, a como estimular neles o auto-respeito, a autodisciplina, a cooperação, o bom comportamento. Eles precisam conhecer a Disciplina Positiva.

8/11, quinta-feira, 19h | A Disciplina Positiva e a Comunicação do Amor Entre Pais e Filhos.

Muito do amor que os pais sentem por seus filhos não chega a eles por simples problemas de comunicação. Enquanto os adultos usam a palavra como forma fundamental de expressão a linguagem básica da criança é comportamental. Neste encontro são abordados os conceitos básicos da comunicação não-verbal e dois de seus pilares mais importantes: o olhar e o toque, especialmente em seu impacto na disciplina positiva e na comunicação do amor entre pais e filhos.

22/11, quinta-feira, 19h | A Disciplina Positiva e a Atenção Concentrada.

A comunicação não-verbal é a forma básica através da qual as crianças percebem o amor dos pais. Ao aprenderem a dominar os elementos essenciais da comunicação comportamental, os pais dão passos significativos na construção do amor, da harmonia e da paz em sua relação com os filhos. A atenção concentrada e a disciplina estão entre os mais desafiadores e importantes comportamentos da relação de amor, e podem fazer a diferença entre a felicidade ou a infelicidade no lar.

6/12, quinta-feira, 19h | Disciplina Positiva: Dicas Práticas.

Estabelecer limites adequados e corrigir os maus hábitos da criança exige disciplina. A forma como os pais lidam com ela diz muito do futuro comportamento do indivíduo. Nesta palestra, as orientações básicas para uma disciplina amorosa, mas firme, são dadas e várias situações envolvendo o exercício da autoridade são analisadas.

As palestras serão ministradas pelo Consultor em Educação, Keivan Saberin​.

As palestras têm entrada franca e ocorrem no Salão de Atos do Colégio. Haverá recreacionista para cuidar das crianças.  Para participar, as famílias e convidados devem confirmar presença até o dia 23/10 na Secretaria do Colégio.  Mais Informações pelo telefone: 3220 6300.​


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.