Navegar para Cima

Notícias

Estudantes discutem filosofia a partir da produção de games

Atividade foi realizada pelos estudantes do Ensino Médio.
05/11/2018
Inovação
Atividade foi realizada pelos estudantes do Ensino Médio.


Para discutir conceitos da área da Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, como “Conhecimento e realidade", “Textos filosóficos", “Identidade", “Juventude, integração e conflito", os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, foram desafiados, como atividade avaliativa desse 3º trimestre, a construírem jogos que abordassem tais reflexões de forma lúdica.

20181018_081349.jpg

De acordo com o educador Paulo Machado, os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, envolveram desde a construção de Jogos de Tabuleiro, a adaptação de jogos como o Banco Imobiliário, até jogos com dilemas éticos que são acessados via QR Code e estão disponíveis em redes sociais online como Instagram e Facebook.

20181018_113831.jpg

“O foco da proposta é motivar os estudantes a serem protagonistas da aprendizagem, da construção do conhecimento, através de metodologias atraentes, criativas, como a abordagem lúdica dos jogos. Nesse caso, os estudantes foram desafiados a aplicarem os conceitos e as reflexões discutidas em aula para elaborarem a sistemática do jogo, definindo, por exemplo, perguntas e respostas relacionadas ao conteúdo", complementa o professor.

20181018_103641.jpg

Além disso, como explica Paulo, esse método que incentiva o estudante a colocar em prática os conceitos a partir de um universo com o qual o jovem se identifica, é fundamental na formação crítica e na construção de um conhecimento que faça sentido ao estudante.​