Navegar para Cima

Notícias

Estudantes discutem filosofia a partir da produção de games

05/11/2018
Inovação
Atividade foi realizada pelos estudantes do Ensino Médio

​Para discutir conceitos da área da Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, como “Conhecimento e realidade", “Textos filosóficos", “Identidade", “Juventude, integração e conflito", os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio, foram desafiados, como atividade avaliativa desse 3º trimestre, a construírem jogos que abordassem tais reflexões de forma lúdica.

20181018_081349.jpg

De acordo com o educador Paulo Machado, os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, envolveram desde a construção de Jogos de Tabuleiro, a adaptação de jogos como o Banco Imobiliário, até jogos com dilemas éticos que são acessados via QR Code e estão disponíveis em redes sociais online como Instagram e Facebook.

20181018_113831.jpg

“O foco da proposta é motivar os estudantes a serem protagonistas da aprendizagem, da construção do conhecimento, através de metodologias atraentes, criativas, como a abordagem lúdica dos jogos. Nesse caso, os estudantes foram desafiados a aplicarem os conceitos e as reflexões discutidas em aula para elaborarem a sistemática do jogo, definindo, por exemplo, perguntas e respostas relacionadas ao conteúdo", complementa o professor.

20181018_103641.jpg

Além disso, como explica Paulo, esse método que incentiva o estudante a colocar em prática os conceitos a partir de um universo com o qual o jovem se identifica, é fundamental na formação crítica e na construção de um conhecimento que faça sentido ao estudante.​


Educação marista

​Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios, e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre a nossa proposta pedagógica

A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A metodologia implementada fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.

O estudante, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.

Sobre a Rede Marista

A missão de promover a vida é construída diariamente graças ao esforço compartilhado de mais de 10 mil Irmãos Maristas e colaboradores. Estar em rede é uma das nossas forças enquanto instituição, e essencial para dar continuidade à uma obra permeada por valores, pelo cuidado e pela fé em um mundo mais fraterno.

Estamos presentes em 23 cidades – 17 no Rio Grande do Sul, cinco na Região Amazônica e em Brasília. Levamos adiante o compromisso de evangelizar por meio de 18 Colégios, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e do Hospital São Lucas. Somos também oito Escolas Sociais Gratuitas, nove Centro Sociais, o Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e presença missionária e pastoral em diversos municípios. Temos mais de 47 mil estudantes e educandos. Na área da Saúde, realizamos uma média de 280 mil atendimentos e 47 mil procedimentos por ano.  

Somos a Rede Marista. Estamos presentes onde a missão se faz necessária, de Sul a Norte do país.