Níveis de Ensino

Anos Finais (6º ao 9º ano)

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões.

​​​​​​​ENFRENTAR DESAFIOS NOS COMPLETA

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes​ relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida pr​ofissional.

​DIFERENCIAIS​​

​Aprender por inteiro é enfrentar desafios

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar. Por isso, além de oferecer um currículo adequado, a educação marista também incentiva o estudante a assumir seu protagonismo, visando a sua formação em todas as dimensões. Dessa forma o jovem se torna apto e preparado para planejar seu futuro.​​

Iniciação Científica

Os estudantes são desafiados a realizar pesquisas de caráter científico, a partir de situações-problema envolvendo questões da realidade social, política e econômica. Os resultados dos trabalhos são apresentados em eventos da nossa escola, na Mostra Marista de ​Iniciação Científica e na Feira de Ciências e Inovação da PUCRS, em Porto Alegre.

Ciclo de Debates

Visando à valorização da escuta e do protagonismo, realizamos ciclos de debates com os estudantes, trabalhando assuntos do contexto escolar e, principalmente, da atualidade. Nesse espaço, possibilitamos um canal de comunicação, bem como um meio de expansão das relações interpessoais. Dessa forma, o jovem pode aprofundar a capacidade de argumentação e análise de variados temas.

Pensando no Futuro

Seguindo a metodologia Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE), os estudantes desenvolvem o autoconhecimento, a inteligência emocional, trabalham a educação financeira e pensam as escolhas profissionais. O método auxilia na reflexão de aspectos necessários para o pleno desenvolvimento humano e a construção do projeto de vida.

Protagonismo e Liderança

Nossa escola trabalha o protagonismo juvenil na formação de lideranças, fundamentada em valores de justiça, igualdade e humanização. Nesse sentido, apostamos na formação de líderes que tenham empatia e senso de justiça. A formação vai até o Ensino Médio e acontece por meio de encontros realizados pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE), Pastoral Escolar e Grêmio Estudantil.

Formação de Valores

O enfoque da educação marista é a formação integral do estudante, desenvolvendo, paralelamente ao conteúdo, valores humano-cristãos. Diversas atividades visam despertar para a responsabilidade consigo, com o outro e com a sociedade.​​

Sequências Didáticas

Por meio da interdisciplinaridade, os estudantes são desafiados a resolver situações-problema, aprofundando conhecimentos de cada componente curricular. Ao invés de decorar conceitos e fórmulas, eles utilizam esses elementos combinados para a obtenção de respostas.​​