Navegar para Cima

Projetos

Iniciação Científica

​​O Projeto de Iniciação Científica (PIC) tem por objetivo estimular à pesquisa e o desenvolvimento de habilidades importantes para as atividades acadêmicas. Desde cedo, os estudantes são motivados a visualizar, na prática, a teoria, preparando-se para o universo acadêmico, através da participação em mostras científicas e publicações de trabalhos.

Participam do projeto os estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio. Durante a pesquisa será investigado um tema por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), utilizando a metodologia científica. Os estudantes devem escolher a temática, área de pesquisa e o professor orientador, que deverá os acompanhar e auxiliar no desenvolvimento do projeto. Os estudantes se encontraram uma vez por semana com seus orientadores para o desenvolvimento do tema. O projeto é organizado em etapas distribuídas ao longo do primeiro semestre letivo e que envolvem a elaboração do planejamento de pesquisa na área de interesse dos estudantes, o desenvolvimento, a execução e a apresentação de resultados. 

Desta forma, aliando a teoria à prática, nossos estudantes têm contato com o método científico, sendo motivados a desenvolverem pesquisas, transformando as vivências realizadas e diferentes espaços pedagógicos, em conhecimento. A iniciativa intensifica os estudos nas diferentes áreas do conhecimento, resolvendo também dúvidas sobre os conteúdos trabalhados em aula.​​

​Documentos para a base dos estudos:

Guia de Iniciação Científica​​​​​

Normas de ABNT​