Nosso Colégio

O Colégio Marista Sant’Ana localiza-se na região central de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. A escola funciona desde 1904.

​O Colégio Marista Sant'Ana integra o Marista Brasilrede de 98 escolas e colégios distribuídos em 20 estados do nosso país e no Distrito Federal. Partilhamos os mesmos valores, projeto pedagógico e a missão educar e evangelizar crianças, adolescentes e jovens a partir do carisma Marista, em uma jornada de conhecimento que os transforma em protagonistas da própria história. ​  ​​​

​​​​Fundado em 1904 e com uma reconhecida trajetória na educação, o Colégio Marista Sant'Ana​ é um espaço de aprendizado, descoberta e construção de novos conhecimentos. Está localizado na região central de Uruguaiana/RS, em uma área privilegiada, com mais de 10 mil metros quadrados. Possui infraestrutura completa e adequada para cada nível de ensino, com espaços diferenciados para práticas esportivas.​

Mais de 100 educadores se envolvem, todos os dias, na construção de uma educação integral de qualidade que marca a vida dos que passam pela nossa escola. Cerca de 82​0 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio, aprendem, diariamente, que o conhecimento vai além da sala de aula. Tudo isso ocorre por meio de processos comprometidos com valores humano-cristãos, inovação e sustentabilidade.

Em 20 de setembro de 2024, o Colégio Marista Sant'Ana complet 120​ anos de efetivo trabalho educativo com crianças e jovens da fronteira oeste do Rio Grande do Sul e nesse trabalho, tem como objetivo a formação de homens de coração aberto a Deus e ao próximo, que aprendam a desenvolver e aperfeiçoar suas capacidades nas dimensões intelectual, moral e cristã.

Maristas no mundo

Ao longo de seus 207 anos, o Instituto Marista espalhou-se pelo mundo. Hoje, são mais de 76 mil Irmãos, Leigos, Leigas e colaboradores, e mais de 654 mil crianças, adolescentes e jovens beneficiados, espalhados em mais de 80 países. Temos a missão de formar cidadãos com base em valores humanos e cristãos para a transformação da sociedade. Fundado sob a égide do humanismo cristão, o Instituto posiciona-se na vanguarda da defesa e da promoção dos direitos das infâncias e juventudes.

Próposito

Inspirar Vidas para transformar o mundo.​

Missão

Atuamos na Educação Básica brasileira para formar cidadãos globais, inspirando-os por meio dos princípios cristãos e do carisma marista, para que sejam protagonistas na transformação do mundo.

Visão

Sermos reconhecidos como uma rede de educação evangelizadora de excelência, de promoção da vida e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

EQUIPE DIRETIVA

Diretora
Marisa Crivelaro

Vice-Diretor
Silverio Cassoli

Contate a Direção:
[email protected]​​​

​Saiba mais sobre a história do Colégio

O Colégio Marista Sant´Ana, Escola Marista de Uruguaiana-RS, foi fundado no dia 20 de setembro de 1904, pelo Irmão Weibert – fundador da Província Marista do Sul do Brasil. O primeiro local de funcionamento, nos anos de 1904 e 1905 situava-se na esquina da rua 13 de maio com a General João Manoel.

​​No primeiro ano, 1904, matricularam-se 95 alunos, já no segundo, 1905, o número das matrículas passou de 200, tornando-se pequeno o local para atender a quantos desejavam estudar.

Em 1906 o Colégio foi transferido para outra sede, à rua Domingos de Almeida, esquina Monte Caseros. Em 1910, outra mudança, o Colégio instalou-se à rua Bento Martins, onde até hoje se localiza.

Em 1925 o Colégio recebeu a autorização para seguir o programa oficial de ensino do País e no dia 9 de março do mesmo ano foi aberto o internato que iniciou com 33 jovens. Em 1928, o número de alunos internos era de 142 e 253 externos.

Em janeiro de 1994, parte do patrimônio histórico do Colégio foi destruído por um lamentável incêndio. Entre outros valores as chamas consumiram todo o acervo da biblioteca de antigüidades. Mas, graças ao apoio da Mantenedora e da Comunidade solidária de Uruguaiana, a restauração do prédio foi concluída nos primeiros meses de 1995.​