Nossos Diferenciais

Preparação para o Enem e vestibulares

​​​​​Com o objetivo de qualificar o aproveitamento escolar e intensificar a aprendizagem para o ingresso na universidade, os conteúdos são trabalhados de forma contextualizada, por meio do Sistema Marista de Educação – material didático exclusivo,​ tendo como foco a pesquisa, o protagonismo e o desenvolvimento do pensamento crítico. Além disso, os estudantes recebem outros materiais ​​específicos e participam de provas por área do conhecimento e simulados para que tenham contato com questões e com o formato das provas do Enem e do vestibular.

Sima​​

O Colégio Marista Santo Ângelo também conta​​ com o Sistema Marista de Avaliação (Sima), primeira avaliação em larga escala realizada em escolas particulares do Brasil, que verifica o processo educacional como um todo. O exame é desenvolvido pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional (Inade) e apresenta testes nas quatro áreas do conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza).​

Também é aplicado um questionário sobre o perfil sociocultural e a percepção dos estudantes sobre fatores que impactam sua aprendizagem. A finalidade é obter indicadores de qualidade da sala de aula e do ambiente educativo de casa.

​A avaliação contempla, ainda, as lideranças dos Colégios, professores, pais e estudantes, disponibilizando informações sobre aspectos que influenciam o contexto da escola e que contribuem para a melhoria constante. ​​​

Projeto Escolha Profissional

A escolha profissional faz parte da construção do projeto de vida, que envolve escolhas pessoais, profissionais, familiares, assim como o relacionamento consigo, com o outro e com a sociedade. No Marista Santo Ângelo, ganha uma dimensão enriquecedora e profunda, porque está inserido no cotidiano da sala de aula. Assim, em diversos momentos, o estudante é incentivado a refletir sobre sua história e seus planos, por meio de diálogo, atividades de autoconhecimento e integração. ​O Projeto Escolha Profissional também contempla visitas às universidades e conversas com profissionais de diferentes áreas.