Atividades Extraclasse

Espiritualidade

Atividades de evangelização e solidariedade também são oferecidas aos estudantes.

​​​Com o objetivo de intensificar a proposta curricular, o Colégio oportuniza aos estudantes espaços e atividades voltados à evangelização, espiritualidade e solidariedade.

Catequese

O Colégio Marista São Francisco compreende a experiência da catequese como um espaço de educação que vai além da preparação doutrinal dos catequizandos para os sacramentos. É um meio de inserção das crianças em comunidades de fé e de amizade com Jesus Cristo.

Com o compromisso de educar integrando fé, cultura e vida, em união com a Igreja Diocesana, oferece às crianças a partir do 4º ano EF a preparação para a Primeira Eucaristia, que é de dois anos. Para os adolescentes, a partir do 8º ano EF, é realizada a preparação para o sacramento da Crisma.

Aos estudantes a partir do 9º ano EF, pais e educadores é oferecida a Catequese de Adultos para receber os sacramentos da iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma). Os encontros são ministrados semanalmente pelos catequistas designados pela Coordenação de Pastoral e as inscrições devem ser realizadas na secretaria do Santuário Nossa Senhora de Fátima, mediante o pagamento da taxa de inscrição.

Pastoral Juvenil Marista (PJM)

A Pastoral Juvenil Marista oportuniza aos adolescentes a vivência da espiritualidade, com ações voltadas ao diálogo e à reflexão de temas referentes à realidade juvenil. Participam estudantes do 7º ano EF ao 3º ano EM e ex-alunos.

Os encontros ocorrem semanalmente, com duração de uma hora, e os integrantes se organizam de acordo com a sua disponibilidade de horário, escolhendo um dos grupos para participar. A PJM possui ainda outras atividades (grupo de música, acólitos e time de futebol masculino e feminino) que são abertas à participação dos integrantes dos grupos.

Pequenos Irmãos de Maria

Os Pequenos Irmãos de Maria têm o objetivo de promover a evangelização com as crianças, oportunizando encontros de formação em espaços de reflexão e vivência da espiritualidade, a partir do legado de São Marcelino Champagnat e dos primeiros Irmãos que, com ousadia, se dedicaram a “tornar Jesus Cristo conhecido e amado”.

Com encontros realizados quinzenalmente, esses grupos de vivência são voltados aos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. Os integrantes têm a possibilidade de escolher em qual grupo participar, de acordo com a sua disponibilidade.

Voluntariado

O objetivo deste projeto é oportunizar aos estudantes do 9º ano EF e EM o desenvolvimento de trabalho voluntário e solidário, organizado e responsável, tendo como pressupostos os ideais maristas de solidariedade, sensibilidade, concepção humana e social e transformação da realidade.

São realizadas parcerias com instituições que disponibilizam vagas para a realização do trabalho voluntário. Este ocorre de forma
sistemática e com reunião mensal de acompanhamento.