Estudantes participam da Olimpíada de Química

A prova da XVI OQdoRS foi realizada no último sábado, 22, no IFRS, em Rio Grande
28/09/2018
Iniciação Científica

​Estudantes do Ensino Médio do Marista São Francisco participaram da XVI Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul – OQdoRS, destinada a alunos do Ensino Médio e Técnico Integrado ao Ensino Médio, de escolas federais, estaduais, municipais e particulares do Estado. A prova aconteceu no dia 22 de setembro, no IFRS, em Rio Grande, com a participação de 17 dos nossos estudantes. A OQdoRS corresponde à 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Química.

A professora de Química, Cláudia Almeida, afirma que a participação é estimulante, porque mostra o quanto a Olimpíada é um diferencial curricular, além de os estudantes terem a oportunidade de avaliar o próprio conhecimento. Destaca, também que é importante para os estudantes que desejam seguir a área da pesquisa ou que estão com dúvida na escolha profissional.

​O objetivo do evento é a valorização e o estímulo do estudo da Química nas escolas, além de promover a integração entre estudantes e professores de diversas localidades do Rio Grande do Sul e descobrir jovens com aptidão para o estudo da química, divulgando a disciplina dentro da Escola e da sociedade.

A solenidade de premiação ocorrerá no dia 29 de outubro de 2018, no Auditório Central da Unisinos, na cidade de São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Os dez estudantes com escores mais elevados, em cada modalidade, serão considerados os vencedores da XVI Olimpíada de Química do Rio Grande do Sul, recebendo certificados e medalhas. Os classificados com notas acima de seis, receberão certificados de Menção Honrosa. Os 25 estudantes de maiores escores representarão o Rio Grande do Sul na Olimpíada Brasileira de Química de 2019.