Professor, prazer!

16/10/2018
Educação
O dia 15 de outubro marca uma data de um profissional pelo qual, você que está lendo este texto, algum dia já teve ou ainda tem contato. É o professor!

Provavelmente conseguimos lembrar daquele educador que marcou a nossa vida, lembramos daquilo que ele nos ensinou, mas lembramos principalmente da pessoa e dos exemplos que inspiraram a nossa vida. Destaco assim, o aspecto pessoal da aprendizagem, não tirando o mérito e a atenção das fontes racionais e conscientes do comportamento, porém valorizando a dimensão humana presente na relação estabelecida entre professor e estudante. Destaco a importância da tomada de consciência da identidade enquanto professor e da missão pessoal da sua relação com o comportamento profissional. Assim, é necessária uma visão mais holística sobre os professores e sobre o ensino, que integre os aspectos profissionais e pessoais, citando as palavras de Hamachek quando afirma: “Conscientemente, ensinamos o que sabemos. Inconscientemente, ensinamos quem somos".

Num país de tamanhas desigualdades sociais como o Brasil, a luta pela qualidade da educação, no âmbito público e privado, tem sido tarefa central dos próprios trabalhadores em educação. Em muito se percebe uma categoria desvalorizada, tanto pela remuneração salarial, quanto pelas condições de trabalho oferecidas. Dados estatísticos demonstram um esvaziamento dos cursos de licenciaturas pelo Brasil, e isso se dá, em parte, pelos estudantes que por vezes não conseguem ver na realização profissional do seu professor uma perspectiva para seu próprio futuro. Nos entristece esse dado, pois é na qualidade da educação e dos profissionais que nela atuam, que se garante o futuro de um país. ​

Por outro lado, há um cenário promissor e que nos traz muitas alegrias, são perceptíveis as inúmeras iniciativas de sucesso e exemplo de professores que revolucionam o jeito de fazer educação. As novas metodologias de ensino que valorizam o saber do estudante, mediado pelo saber docente; projetos de intervenção e mudança social; criticidade nos conteúdos abordados; interesse pela formação continuada.
Em tempos de escolha dos nossos governantes, vale um olhar sobre seus planos de governo naquilo que diz respeito à educação, à escola e ao professor.

Sonhamos todos com melhor qualidade na nossa educação, com crianças, adolescentes, jovens e adultos alfabetizados. Valorizemos, então, os nossos professores.

Feliz dia do professor, profissão que escolhi para vida.

Ir. Jader Luiz Henz

Vice-diretor do Colégio Marista São Francisco