Navegar para Cima

Notícias

Saídas de estudos ampliam vivências pedagógicas

Vivenciar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ampliar o repertório cultural são objetivos das Saídas de Estudos.
03/07/2018
Nosso jeito de educar
Vivenciar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ampliar o repertório cultural são objetivos das Saídas de Estudos.

​​​Vivenciar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, promover um momento de integração, ampliar o repertório cultural, explorar novas experiências e aprendizagens são os objetivos das Saídas de Estudos. Pensando nisso, o Colégio Marista São Francisco realizou, neste semestre, diversas saídas de estudos com os estudantes de diferentes níveis de ensino.​

Educação Infantil​

A partir do projeto As áreas geladas do mundo, estudantes do Nível 3A , visitaram a Estação de Apoio Antártico – ESANTAR, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Na oportunidade, os estudantes observaram os materiais de acampamento, os diferentes tipos de roupas, de frio, e equipamentos especiais utilizados pelos tripulantes e passageiros dos navios e das aeronaves. Além disso, apreciaram as fotos e vídeos da Antártica, tiraram as dúvidas com os pesquisadores e registraram, em forma de desenho, o que viram e o que mais chamou a atenção durante a visitação.

No Nível 1B, os estudantes visitaram a loja Cacau Show para identificar a variedade de chocolates. A saída de estudos faz parte do projeto Chocolate, que amplia o conhecimento a respeito do tema. Além disso, os estudantes realizaram pesquisas sobre a origem do chocolate, do que ele é feito e seus benefícios.

Anos Iniciais

Estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, visitaram a charqueadas São João, no município de Pelotas. A atividade complementa os estudos do 4º ano sobre a história e a geografia do estado do Rio Grande do Sul.

A visita guiada, proporcionou aos estudantes a vivência acerca da produção do charque, realizada pelos escravos, além de conhecerem a moradia, hábitos e costumes dos povos que viviam naquela região.​

Anos Finais​​

Estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental conheceram a Orla dos Museus da cidade histórica do Rio Grande, Ilha dos Marinheiros e a Quinta da Estância, na cidade de Viamão. As saídas de estudos resgataram a cultura dos lugares e proporcionaram a reflexão sobre o pertencimento e a educação ambiental.

Através desta abordagem e da prática de conhecimento, os estudantes puderam ver a teoria e a vivência dos momentos históricos que ficaram eternizados na bagagem cultural, destacaram as professoras Elaine Marandini e Andreia Juliano.