Navegar para Cima

Projetos

Incentivo à Leitura

Incentivar o hábito da leitura, ampliando o repertório através de projetos voltados aos estudantes, são iniciativas adotadas no dia a dia do colégio.

​​​Como incentivo à formação de leitores, as turmas contam com horários semanais de visita à Biblioteca, além da leitura em sala de aula e da hora do conto. Projetos como a Ciranda de Histórias aproximam as crianças da Literatura, ampliando seu repertório, por meio do contato com diferentes gêneros textuais, obras e autores. 

Desde 2003, nossos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental realizam o projeto “Primeiras Palavras", que marca o início de uma linda trajetória pelo universo da leitura e escrita destas crianças, com as narrativas que, mediante suas experiências, ampliam repertório e habilidades linguísticas.  Este projeto reúne as histórias individuais que cada estudante constrói ao decorrer do ano, respeitando o processo de alfabetização. 

Dentro de sala de aula, eles foram desafiados e instigados, de forma lúdica e significativa, a mergulhar no mundo letrado, buscando tecer relação com as palavras, com o que elas têm a dizer. A compreensão e entendimento empoderam o uso, a exploração e a atuação no mundo de forma autoral, proporcionando as crianças partilharem suas histórias. 

Segundo a coordenadora pedagógica, Raquel Cruz, o projeto dá asas à imaginação, transporta para o papel as aventuras e a sutileza dos mais diversos personagens, os quais marcam o início de uma linda trajetória pelo universo da leitura e escrita. “A autoria é legitimada a cada enredo, a cada narrativa que através da pluralidade da infância nos possibilita embarcar em diferentes histórias, imaginar cenários e conhecer o processo criativo de cada autor”, conta Raquel. ​

Também é realizado no Marista São Francisco, uma vez ao mês, a biblioteca no pátio, um espaço criado no pátio da escola para que os estudantes possam realizar a leitura dos livros durante o intervalo da aula, otimizando nosso ambiente escolar, e agregando maiores oportunidades de incentivo à leitura. O projeto acontece nas primeiras quartas-feiras do mês, realizado pela biblioteca Ir. Ernesto Jorge Flach. ​