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Sobre

Proposta Pedagógica

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Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Nas salas de aula e nos demais ambientes educativos, aliamos a preparação acadêmica à formação de valores humano-cristãos, ao cuidado com a vida e o meio ambiente, ao despertar de talentos e a diferentes jeitos de aprender.

​Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadore​s do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Tudo isso possibilita que o estudante marista aprenda por inteiro e seja capaz de valorizar cada novo aprendizado, tornar-se consciente e solidário, exercer a cidadania, enfrentar desafios e, acima de tudo, ser protagonista do seu saber e da construção de um futuro melhor. Nesse sentido, a escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.​​

​​​Educação Infantil

​​Na Educação Infantil (níveis 1, 2 e 3), buscamos a formação integral de crianças a partir dos 3 anos de idade, contribuindo com a ação educativa da família e da comunidade escolar. As atividades visam à socialização, à autonomia, à cooperação e à solidariedade, em que as potencialidades dos alunos são desenvolvidas com brincadeiras, trocas e vivências, e a um pensar criterioso, cuidadoso, crítico e criativo. Apostar e investir nas diversas competências, em sua capacidade de produzir ideias, de questionar, de expressar suas opiniões e vontades diante das situações vividas coletivamente e, sobretudo, de construir saberes nos ensinando a compreender o mundo são ações que norteiam as práticas nesse nível de ensino.​

​Anos Iniciais

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), o estudante fundamenta seus valores e dá início ao processo de consolidação das primeiras aprendizagens formais. Constitui-se em uma fase marcante e representa o início da criança no mundo da escrita e da leitura, por exemplo. Durante as primeiras semanas de aula, os estudantes conhecem os novos espaços, vinculam-se aos colegas, à professora e constroem coletivamente as combinações do ano. Para isso, é importante que os responsáveis estimulem a autonomia e a integração ao ambiente.​

Anos Finais

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), o foco é no comprometimento do estudante para assumir responsabilidades, visando a sua formação em todas as dimensões. Com a compreensão do ambiente social e natural, o jovem encontra-se hábil no desenvolvimento da cidadania, com práticas que respeitam a vida em toda a sua diversidade. Nessa etapa, são desenvolvidas estratégias que auxiliam cada um a adquirir seus próprios hábitos de estudos que possibilitam o acesso a novas aprendizagens e à sistematização de conhecimentos e saberes. Igualmente, contam com o apoio de documentos norteadores como o Guia do Estudante, que contém uma série de dicas, calendário de avaliações e atribuições de cada setor de apoio como Coordenação de Turno e Serviço de Orientação Educacional (SOE).

Ensino Médio

No Ensino Médio, são desenvolvidas atividades que visam ao aprimoramento por meio da formação ética e espiritual, além da autonomia e compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos. Relacionando teoria e prática em cada componente curricular, o estudante se qualifica para enfrentar os desafios futuros. Nesta fase, além da ampliação da carga horária com foco na excelência acadêmica, o jovem é motivado a construir seu projeto de vida e ampliar o exercício da cidadania.​