Navegar para Cima

Notícias

Professores apresentam Docência Compartilhada na UFSM

A docência compartilhada prepara os estudantes para a transição dos Anos Finais e para o Ensino Médio
24/09/2018
Formação
A docência compartilhada prepara os estudantes para a transição dos Anos Finais e para o Ensino Médio

​No dia 18 de setembro, os professores Gian Costa (Biologia), Lígia Bochehin (Física) e Manoela Prado (Química) representaram o Marista São Pedro apresentando o projeto de Docência Compartilhada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A doutoranda Keiciane Drehmer Marques, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEQV) da Universidade, que tem sua pesquisa baseada nos desafios de trabalhar a interdisciplinaridade na área de Ciências da Natureza e Matemática, convidou os professores para mostrar como é realizado o trabalho de forma real e concreta. Este momento de partilha foi acompanhado por graduandos que se inscreveram no projeto da doutoranda. Os professores mostraram os resultados alcançados com o projeto, explicaram as dificuldades e também falaram sobre o ganho pedagógico que o Colégio pode adquirir com a aplicação do projeto.

57b8417c-282c-4b4e-ad59-d0aafc620f16.jfif

Os graduandos ficaram encantados com a proposta e com os resultados. A doutoranda e sua orientadora puderam ver que a interdisciplinaridade pode ser trabalhada tendo diversos benefícios pedagógicos para a escola e para os estudantes. "Trabalhar com interdisciplinaridade é um investimento na educação de hoje e do futuro", afirma a professora Manoela Argenton.

​​​32b48a20-ebf6-463e-91be-970c34c92760.jfif

Docência Compartilhada

Desde 2016, o Colégio Marista São Pedro trabalha com a Docência Compartilhada nas turmas de 9º ano. O projeto da Rede Marista integra os componentes de biologia, física e química com o objetivo de preparar os estudantes para a transição dos Anos Finais para o Ensino Médio e também para o ENEM. Neste trabalho os professores planejam e ministram aulas juntos, realizando conexões entre os componentes curriculares e respeitando​ suas especificidades.​