Navegar para Cima

Notícias

Ateliê da Educação Infantil: novo espaço é inaugurado junto à comunidade

30/04/2019
Educação
O ateliê será um espaço de vivências e experimentação para os estudantes da Educação Infantil

​​​​Após meses de estudo, planejamento e construção, na última semana fizemos a inauguração oficial do Ateliê da Educação Infantil junto a comunidade escolar do Marista Aparecida. O momento contou com a presença dos educadores, pais da Associação de Pais e Mestres, Apamea, que representaram as famílias do colégio, estudantes do Grêmio Estudantil e Pastoral Juvenil Marista, representando os alunos, colaboradores da Sede Marista e convidados. 

A construção do Ateliê é uma das ações do Planejamento Estratégico do colégio. Em 2015, iniciamos o processo de Implementação das Diretrizes da Educação Infantil, documento que norteia a atuação pedagógico-pastoral da Rede Marista. As Diretrizes orientam todos os aspectos da Educação Infantil, desde as práticas pedagógicas, atuação dos educadores, concepções sobre o tema, até a configuração de novos espaços de exploração e aprendizagem.

Um dos espaços concebidos para a Educação Infantil Marista é o Ateliê, “um​​ espaço de liberdade de expressão, de participação infantil, de escuta, de criação, de respeito às múltiplas formas de linguagens existentes no mundo". 

DSC_1078.JPG

O Ateliê do Marista Aparecida foi projetado com com três espaços que se completam, a parte central, que é o ateliê em si, o Território das Águas, que permite experimentações com água e demais elementos e o Ateliê das Luzes, espaço que proporcionará aos estudantes vivências com luz natural, luz negra, sombras e texturas. 

O Ateliê vêm ao encontro dos diferenciais da nossa Educação Infantill, pois é um espaço em que os estudantes poderão pintar, desenhar, fazer esculturas, trabalhar com elementos naturais, água, luzes, pesquisar, encenar, enfim, um local que permite as diversas formas de expressão e aprendizagem dos estudantes, levando em consideração seus questionamentos e áreas de interesse.

Um dos diferenciais do Ateliê é a localização, pois ele ficou ao lado do Bosque da Educação Infantil, permitindo que os estudantes procurem inspiração para as suas criações diárias e elementos na natureza que os cerca.