Navegar para Cima

Notícias

Com projetos inovadores, estudantes conquistam 6 prêmios em Festival de Robótica

25/09/2018
Educação
O colégio esteve representado no evento com uma equipe de educadores e cerca de 50 estudantes

​​Robôs, drones, cidades virtuais de Minecraft, ideias empreendedoras e muita interação fizeram parte de mais uma edição do maior evento tecnológico realizado pelos Colégios da Rede Marista, o Festival Marista de Robótica, realizado nos dias 17 e 18 de setembro, nas dependências da PUCRS, em Porto Alegre.

O Marista Aparecida participou do evento com uma equipe de educadores e cerca de 50 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.  A diretora do colégio, Silvia Pagot Marod​in, explica que promover essa experiência para os estudantes e educadores é muito significativa para a educação marista. “Todos que vivenciam esses dois dias de intensa programação, inclusive as famílias, voltam do evento motivados e com o entusiasmo dobrado. Esse é o propósito da nossa educação, incentivar o protagonismo dos estudantes e a construção do seu projeto de vida, através de vivências em diferentes ambientes e da interação com outros grupos", destaca.

O grupo do 5º ano participou da modalidade Cidade Laboratório, que envolve a pesquisa orientada por educadores e a rea lização de um vídeo com especialistas entrevistados sobre o tema Explorando a Tabela Periódica e construindo um mundo sustentável. Esse processo é protagonizado pelos estudantes, levando em consideração os aspectos relevantes para a sociedade, tais como saneamento básico, consumo de energia e mobilidade urbana. Nessa modalidade, além dessas produções, são criadas cidades virtuais com soluções reais, a partir do software Minecraft Edu .

Já os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, integrantes da Oficina de Robótica, participaram do festival nas modalidades Desafio de Drones, que acontece em uma arena cercada em que as equipes precisam realizar missões relacionadas ao tema do evento, e Desafio de Robôs, que consiste em programar robôs para realizar tarefas nas arenas, envolvendo estratégia e criatividade. 

No Desafio de Robôs, conquistamos o 3º lugar na categoria Pesquisa Lego, com a equipe composta por estudantes do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental.

foto 3.png

Cidades Inteligentes

Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e oportunizar reflexões sobre os impactos da transformação digital nas cidades, o festival promove também a modalidade Incubando Ideias, uma jornada empreendedora que envolve equipes mistas de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, que contam com apoio de universitários da Graduação e Pós-Graduação da PUCRS.

Relacionando o tema do evento, Tabela Periódica dos Elementos Químicos, com soluções para a saúde dos cidadãos, as equipes são incentivadas a projetar, documentar e criar soluções que envolvam a construção de aplicações e/ou protótipos para Cidades Inteligentes.

Nesta modalidade, o colégio participou com duas equipes, que juntas conquistaram 4 dos 6 prêmios distribuídos, entre eles a maior premiação do evento The Greatest Idea, que premia os estudantes com seis meses de “incubação" (desenvolvimento) da ideia apresentada na incubadora da PUCRS.

A equipe de estudantes do 2º ano do Ensino Médio desenvolveu um aplicativo e uma estação meteorológica de baixo custo que juntas auxiliam os viticultores na tomada de decisão sobre o uso dos agrotóxicos nas parreiras, avaliando a necessidade, a quantidade e o tipo indicado. O objetivo dessa ideia é evitar o uso excessivo do agrotóxico devido à falta de informação. Essa ideia recebeu os prêmios de Equipe Empreendedora e Pitch Monster.

Já a equipe mista composta por estudantes do 9º ano e Ensino Médio, que conquistou os prêmios Best Project e The Greatest Idea, desenvolveu um dispenser de álcool gel para hospitais que quando utilizado ativa a abertura automática de portas, garantindo que os visitantes e funcionários usem o produto antes de entrar e não precisem encostar em superfícies, ajudando a diminuir a infecção hospitalar causada pela má higienização das mãos.

Sobre o Festival Marista de Robótica

A Robótica Educacional está presente no nosso colégio do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, integrando iniciativas inovadoras que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes. Os projetos desenvolvidos buscam soluções para situações-problema, sendo que todo o processo de construção é realizado em parceria pelos estudantes e educadores. Assim, é promovido o raciocínio lógico, o senso crítico, o trabalho em equipe, a autonomia e a criatividade.

O Festival Marista de Robótica, considerado um dos maiores eventos do país nesse segmento, é promovido pela Rede Marista para tornar o uso das tecnologias cada vez mais presente no currículo de estudantes, aproximando-os das transformações de comportamento e formas de pensar da sociedade contemporânea. Neste ano, o festival reuniu mais de 1,5 mil estudantes de 53 instituições de ensino público e privado.