Navegar para Cima

Notícias

Coordenadora viaja ao Chile para conhecer método matemático Singapur

18/10/2019
Educação
Três educadoras da Rede Marista estão fazendo parte desta experiência

​Convidada pela Sede Marista, a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Adriane Bussolotto, está fazendo um intercâmbio no Instituto Alonso de Ercilla, escola marista do Chile, para conhecer o método de ensino de matemática Singapur, que tem como premissa a utilização de materiais concretos no processo de ensino e aprendizagem do componente curricular.

Durante uma semana, três educadoras maristas estão conhecendo a realidade do Instituto, que aplica o método Singapur desde 2011 e percebeu grande melhoria nos resultados e na compreensão matemática pelos estudantes. A proposta é que elas retornem ao Brasil e sejam multiplicadoras dessas vivências, analisando os aprendizados no Chile e verificando se o método tem aderência à proposta pedagógica marista e às Matrizes Curriculares, documento norteador do Ensino Fundamental e Médio.

Durante esse intercâmbio, as educadoras estão participando de reuniões com os responsáveis pelo método e assistindo as aulas de matemática desde a Educação Infantil até o 6º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de conhecer os desafios, diferenças e facilidades do método e também discutir as melhorias percebidas na aprendizagem dos estudantes e seus resultados.

Segundo a coordenadora Adriane, a viagem está possibilitando que o grupo amplie sua visão sobre a educação marista no mundo. “Está sendo uma experiência inspiradora para mim, pois estamos conhecendo um novo espaço de educação dentro do Instituto Marista. Ao mesmo tempo que a gente encontra aqui no Chile aquilo que já estamos acostumadas no Brasil como os aprendizados de Champagnat e a acolhida marista, também vemos a diversidade da sala de aula, das metodologias, sempre fazendo comparações com o Brasil e pensando nas melhorias que cada proposta pode gerar. Estamos tendo a possibilidade de ampliar o nosso repertório e visão sobre a educação marista no mundo, não só no Brasil", relata a educadora.