Navegar para Cima

Notícias

Equipe de robótica participará de Torneio Internacional

18/10/2018
Inovação
Os estudantes estão se preparando para a etapa regional, que será realizada em Pelotas nos dias 26 e 27/10

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Marista Aparecida participará do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

A FLL tem uma temática anual que é baseada em um assunto científico do cotidiano e neste ano é Exploração Espacial (Into Orbit). Os participantes precisam identificar problemas e propor soluções a curto prazo, bem como construir e programar robôs autônomos baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, para cumprir uma série de missões relacionadas ao tema.

Levando em consideração critérios elencados pelo colégio e a participação na Oficina de Robótica e Festival Marista de Robótica, o colégio reuniu uma equipe de 10 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e dois educadores para representá-lo na FLL. O torneio conta com diversas etapas e a primeira delas, a fase regional, será realizada nos dias 26 e 27/10, em Pelotas.

A equipe do colégio foi batizada com o nome de uma das estrelas mais brilhantes da constelação, Vega. Os educadores responsáveis estão organizando encontros periódicos com o grupo, preparando-os para todas as etapas da competição.

O torneio conta com um sistema de avaliação internacional, que leva em consideração diversas habilidades e competências, são elas: o desenvolvimento e apresentação de um Projeto de Pesquisa que identifique e proponha uma solução a um problema físico ou social enfrentado por seres humanos durante viagens de exploração espacial de longa duração dentro do sistema solar do nosso Sol.

Além do projeto de pesquisa, os estudantes precisam apresentar e explicar o Design do Robô criado pela equipe para os juízes, explicando a evolução do trabalho até o projeto final. O grupo também será avaliado pelo Desafio de Robô, em que os competidores constroem e programam um robô autônomo para desempenhar as missões inspiradas pelo tema do desafio e marcar pontos.

Por fim, os grupos são avaliados pelo Core Values, valores humanos fundamentais que descrevem um modo de atuar em conjunto e que valorizam o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade. Os principais valores avaliados são: trabalho em equipe, inovação, impacto social, inclusão, exploração de novas ideias e diversão!