Navegar para Cima

Notícias

Mostra de Iniciação Científica acontecerá nos dias 24 e 29 de julho

19/06/2019
Educação
Os estudantes do 5º ano EF ao 3º ano EM produziram 65 trabalhos científicos para o evento

​​​Após três meses de pesquisa, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensin o Médio apresentarão seus trabalhos na 4ª Mostra de Iniciação Científica. Neste ano, o evento foi dividido em dois dias, devido a agendamentos do Intercâmbio Marista. No dia 24 de junho, segunda-feira, 13 grupos do 7º e 9º ano apresentarão seus trabalhos, já no dia 29 de junho, sábado, será a vez dos 52 grupos restantes. 

Para os estudantes do Ensino Médio, além do banner com uma síntese de toda a pesquisa, os estudantes precisam desenvolver um artigo científico, que irá compor as suas avaliações.

A avaliação dos grupos no dia da mostra é feita por avaliadores externos, profissionais de diversas áreas que vem contribuir com os estudantes e as suas pesquisas. Além dessas avaliações, as notas são compostas pelos professores que acompanharam toda a trajetória da pesquisa dos estudantes. Os trabalhos melhor avaliados serão indicados pelo colégio para a Mostra Marista de Iniciação Científica, que acontecerá na PUCRS, em Porto Alegre.

O grande objetivo da Iniciação Científica no colégio é estimular os estudantes a olharem para o mundo e perceberem problemas pertinentes a serem investigados. Assim, eles percorrem toda a trajetória desse processo acadêmico, incluindo o levantamento de hipótese no início da pesquisa, bem como a escolha do método científico a ser utilizado, desenvolvendo a autonomia e o senso crítico.