Navegar para Cima

Notícias

Mostra do Saber: a curiosidade que leva ao conhecimento

16/06/2021
Educação
Essa iniciativa de Iniciação Científica é voltada aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

​​​“Como as árvores respiram?", “O cacau faz bem para o nosso organismo, então por que o chocolate não faz?", “Por que o lobo guará está em extinção? O que os seres humanos tem a ver com isso?", "Quem vive na fossa das Marianas?"

Essas são algumas das perguntas que estão circulando nas salas de aula dos Anos Iniciais há meses e deram início a um projeto muito importante, que iniciou no ano letivo de 2021, a Mostra do Saber, uma iniciativa de Iniciação Científica voltada aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Nos anos iniciais a pesquisa científica, ao mesmo tempo que oportuniza às crianças subsídios para o pensar, agir e intervir no cotidiano, também contribui para a aquisição da leitura e da escrita. Neste contexto, é essencial transformar as perguntas dos estudantes em problematizações, promovendo o desafio e a reflexão, ao invés de dar respostas prontas, assim como experimentar, elaborar hipóteses, observar, comparar, levando em consideração seus conhecimentos prévios e os diferentes pontos de vista na resolução de um problema.

Para a realização do projeto, desde o início do ano letivo as professoras dos Anos Iniciais começaram a questionar os estudantes sobre temas que eles têm interesse, as suas curiosidades, dúvidas e as perguntas que eles gostariam de responder! A partir dessas informações, cada turma definiu um tema a ser pesquisado e uma pergunta-problema a ser respondida, seguindo as metodologias de uma pesquisa científica adaptada às diferentes faixas etárias e níveis de entendimento.

Ao longo do 1º trimestre os estudantes foram desenvolvendo os trabalhos através de pesquisa em sites, livros, com suas famílias e também com a ajuda de profissionais de diversas áreas e o resultado final será apresentado em formato de banner na Mostra do Saber, que acontece no dia 3 de julho. Será uma apresentação online, que contará também com a presença das famílias.

Além de estimular a pesquisa e produção de conhecimento em todas as idades, a Mostra do Saber também tem o objetivo de preparar os estudantes para a Mostra de Iniciação Científica, que inicia no 6º ano do Ensino Fundamental, com outras propostas, desafios e entregas.

E para quem ficou curioso em saber as respostas das perguntas do 1º parágrafo, informamos que elas serão respondidas na Mostra do Saber, que acontece no início do mês de julho.