Notícias

Plataforma Marista Mais foca na preparação dos terceiranistas para as avaliações externas

08/09/2020
Educação
De maio a novembro serão disponibilizados cerca de 40 conteúdos interdisciplinares

​Entendendo a importância de ir além da sala de aula na preparação dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para as avaliações externas, a Rede Marista lançou, no mês de maio, a plataforma online Marista Mais +. Uma iniciativa que visa construir ações para aprimorar e intensificar os estudos para as avaliações externas, contribuindo com o conhecimento, identidade e projeto de vida dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio.

Na Rede Marista a tecnologia sempre foi uma aliada dos processos pedagógicos, porém, em 2020, com a suspensão das aulas presenciais e a realização das atividades domiciliares essa parceria ganhou ainda mais força e permitiu o desenvolvimento com excelência de novas propostas pedagógicas virtuais, como o Marista Mais +.

O projeto acontecerá de maio a novembro e disponibilizará mais de 40 conteúdos interativos no Marista Virtual 3.0 (ambiente virtual de aprendizagem), elaborados no formato de séries e episódios, além de lives mensais reunindo estudantes e educadores de todos os Colégios da Rede Marista, formando uma grande comunidade. Estão sendo disponibilizados conteúdos interdisciplinares nos formatos de podcasts, videaulas, lives, fóruns, debates, simulados, webinars, palestras, entre outros, para complementar os aprendizados do ensino presencial.

Esses conteúdos são produzidos por professores maristas de todos os colégios. Para cada ano, ou “temporada", é escolhido um número específico de professores por área do conhecimento para produzir os conteúdos do Marista Mais +. Em 2020, o Marista Aparecida contou com a participação de dois educadores no projeto.

A Rede Marista conta com 20 colégios e 220 professores do Ensino Médio, que atendem mais de 1100 estudantes terceranistas. Com esse projeto, queremos fortalecer o fato de sermos rede, aproveitando nossos recursos e profissionais para preparar os estudantes da melhor forma possível.

Para a 1ª temporada do projeto, em 2020, os professores do Marista Aparecida, Paulo Henrique Soares Branchi e Suelen de Marco Sassi foram escolhidos para representar as áreas de Ciências Humanas e Linguagens, respectivamente, e produzir conteúdos em parceria com outros professores da Rede.  "Ter sido convidada a participar do projeto Marista Mais + representando o Colégio Marista Aparecida e todos os terceiranistas da rede foi, sem dúvida, uma grande oportunidade de aprendizado, de troca com os colegas de área e um prazer. É muito gratificante poder contribuir com a aprendizagem dos jovens que prestarão exames como o Enem e vestibular. Realizar a abertura do primeiro episódio acerca da competência 1 do Enem da área de Linguagens foi desafiador, mas nos enche de orgulho representar essa Instituição", destaca.

Além da preparação para as avaliações externas, o Marista Mais + também foca na construção do projeto de vida, transição pós vida escolar, no cuidado consigo e com o outro e nas relações pessoais/familiares.

A coordenadora pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio, Gisele Mânica Pradella, reforça a importância da iniciativa na caminhada dos estudantes. “Em meio a pandemia e suspensão das aulas, a Rede Marista inovou e surpreendeu mais uma vez com o lançamento da Plataforma Marista Mais +, planejada e idealizada para aprofundar os estudos dos estudantes do 3º ano EM. Ela é um marco para nosso colégio, pois demonstra a preocupação em intensificar os estudos para as avaliações externas, bem como contribuir para o projeto de vida dos estudantes maristas. A tecnologia aliada ao processo de ensino aprendizagem faz toda a diferença na caminhada dos estudantes, bem como o protagonismo e o desejo de avançar nas questões acadêmicas", explica.

E os estudantes, como estão aproveitando essa ferramenta? A estudante terceranista Gabriela Cavalet Peron reforça a importância da plataforma neste momento de incertezas e dúvidas, como uma ferramenta norteadora. “Vestibulares e Enem são temas muito presentes na vida de um aluno terceiranista, e muitas vezes nos deixam confusos e aflitos. O Marista Mais + surgiu como uma peça-chave nos meus estudos, me trazendo confiança, pois sei que dentro dessa plataforma consigo encontrar professores com ótimas ideias, novas metodologias e disposição para ajudar seus alunos. Como os episódios ficam na plataforma por um grande período de tempo, consigo encaixar esse estudo na minha rotina, fazendo com que eu me sinta bem estudando. Neste período de pandemia, por muitas vezes me senti desnorteada e o Marista Mais + me auxiliou muito, trazendo novas informações que até então, eram desconhecidas. Sou muito grata aos professores que se dedicam para trazer esse material incrível ao alcance dos alunos", destaca.