Prática de Iniciação Científica 2019 é lançada junto aos estudantes

08/03/2019
A prática é desenvolvida com os estudantes do 5º ano EF ao Ensino Médio

​​Iniciou nesta quinta-feira, 7 de março, oficialmente a Prática Interdiscilpinar de Iniciação Científica (IC) 2019. O lançamento junto aos estudantes foi feito de uma forma diferenciada, usando um "diamante de interesses", onde os estudantes já escolheram as suas áreas de interesse e responderam as perguntas para iniciar a problematização das suas pesquisas.

A IC é desenvolvida com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, iniciando em março e finalizando em junho, com a Mostra de Iniciação Científica, agendada para o dia 29/6.

Durante essa trajetória, os estudantes montam grupos, escolhem os seus orientadores, métodos e desenvolvem a sua pesquisa, finalizando com a construção de um banner que será apresentado e avaliado na Mostra de IC. Os estudantes do Ensino Médio precisam desenvolver também um Artigo Científico no término do processo.

A avaliação dos trabalhos é feita por um grupo de profissionais externos de diversas áreas, que avaliam os trabalhos de acordo com a sua área de formação e interesse.

Por meio das atividades de iniciação científica, buscamos fazer com que os estudantes olhem para o mundo e percebam problemas pertinentes a serem investigados. Assim, eles percorrem toda a trajetória desse processo acadêmico, incluindo o levantamento de hipóteses no início da pesquisa, bem como a escolha do método científico a ser utilizado, desenvolvendo a autonomia e senso crítico.