Espiritualidade: estudantes da PJM participam de retiro

19/12/2018
Espiritualidade

Um momento de retiro reuniu 74 jovens, entre eles, animadores e participantes da Pastoral Juvenil Marista (PJM). Realizado no Colégio, o momento foi de celebrar e refletir sobre o ano de 2018 e projetar as perspectivas para 2019. Segundo Kassius Kirsten, do Serviço de Pastoral Escolar, diversas etapas marcaram o retiro: “Tivemos momentos de descontração, um momento bastante espiritual onde alguns dos grupos, ao redor de uma fogueira, puderam receber o símbolo da Estrela que representa o início da caminhada de grupo. Foi feita uma reflexão sobre a importância da relação saudável com familiares e amigos, colegas e participantes da PJM" completa.

​Da mesma forma, a atividade refletiu acerca da importância da coerência da vida dos estudantes com os valores maristas e de como isso pode mudar sua vida e modo de como enxergam e compreendem o mundo e a sociedade.  No sábado pela manhã, o grupo projetou a PJM que almejam para o ano de 2019 e como poderão construir de maneira mais eficaz o projeto da Civilização do Amor, que é um dos princípios da PJM. Iniciativas como a Pastoral Juvenil Marista, reforçam a importância da formação integral no itinerário formativo dos estudantes.

A PJM

A Pastoral Juvenil Marista é a organização de grupos juvenis dentro das escolas e das obras sociais Maristas. Um espaço de participação de adolescentes e jovens onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Chamado a fazer parte atuante da história, na PJM o jovem é incentivado a construir a civilização do amor, um futuro pessoal e coletivo, entendendo ser agente de mudança social a partir do seu protagonismo e liderança juvenil. Todo processo é acompanhado por educadores que fazem parte do Serviço de Pastoral Escolar, setor do Colégio.