Navegar para Cima

Serviços

Dicas de Leitura

Você poderá verificar a sua disponibilidade por meio do catálogo online, ou falar com a equipe da Biblioteca!

​Em março, a Biblioteca Ir. José Bernardi destaca neste espaço, livros para auxiliar no desenvolvimento pessoal, emocional, espiritual e profissional e acadêmico para que a comunidade educativa possa vislumbrar um ano feliz e produtivo! Todos os livros indicados aqui foram escritos com o objetivo de proporcionar reflexão para o desenvolvimento pessoal. Eles compõem o acervo da Biblioteca. Você poderá verificar a sua disponibilidade por meio do catálogo online, ou falar com a equipe da Biblioteca! 

Lembre que a literatura de ficção também tem o poder de nos transformar por meio da variedade de leituras de mundo de suas personagens! 

Nossas sugestões/Março:

Inspira, expira e não pira, garota! (Patricia Franco)

"Sabe aqueles dias em que você tem vontade de sumir... desaparecer? Dias em que a gente está com o coração apertado porque levou um fora, triste porque brigamos com alguém ou apenas com um aperto no peito sem motivo algum. Momentos em que a gente está tão, mas tão louca da vida com alguma coisa ou com alguém que parece vamos explodir. Aquela hora em que, do nada, vem um nó na garganta e uma lágrima no cantinho do olho. Já sentiu isso? Este livro foi feito para esses dias, ou melhor, este livro foi feito para VOCÊ quando estiver nesses dias. Mas você também pode usar quando estiver bem, sem problema algum! Ele não tem contraindicação, é um pouco meu e um pouco seu... ele é nosso! "


​Pare de se odiar (Alexandra Gurgel)

"[...] autoaceitação, o movimento body positive, autoestima, relacionamentos e a luta contra a gordofobia. Em "Pare de se odiar" a autora tem como objetivo ajudar suas leitoras a trilharem o caminho do amor-próprio e o da construção de uma autoimagem mais positiva, entendendo como a sociedade em que vivemos interfere diretamente na relação que temos com o nosso corpo." 

 

 O poder da ação para crianças (Paulo Vieira e Maurício de Sousa)

"Turma da Mônica e Paulo Viera se reúnem no Bairro do Limoeiro para ensinar pais, mães e crianças sobre autorresponsabilidade! [...] Aqui, você poderá acompanhar a Turma da Mônica enquanto eles: Conhecem as seis leis da autorresponsabilidade, um dos pilares para uma vida feliz e cheia de sonhos realizados; Tentam descobrir o que é gratidão e como esse sentimento torna o mundo melhor; Aprendem a importância do foco em toda as nossas ações; Combatem o “monstro das historinhas" e aprendem a não o deixar atrapalhar o dia a dia da Turma; Planejam o futuro e colocam os planos em prática! O poder está nas mãos de quem busca construir uma história de sucesso e repleta de sonhos realizados. Nunca é cedo demais para ser o mais feliz possível"

 

Diário de uma bicicleta: só pode alcançar o equilíbrio aquele que está em movimento! (Fabrício de Oliveira)

"O livro ajudará o leitor a compreender as suas batalhas e não desistir. Além de trazer lições de como apreciar até mesmo a sua queda. Nesta vida, tudo é parte de um aprendizado maior e Diário de uma bicicleta carrega essa mensagem em cada uma de suas linhas.

Com uma narrativa dinâmica e envolvente, que mistura realidade e fantasia, cada capítulo é independente. Podendo ser lido em sequência ou de acordo com o sentimento diário do leitor." 

 

A formação do hábito de estudo (Fábio Ribeiro Mendes)

"Estudar de forma regular - esse é o maior desafio para nos adaptarmos às mudanças constantes do século XXI. Neste livro, o autor expõe a teoria e a prática sobre como adquirir hábito de estudo."

 

Por que fazemos o que fazemos? (Mario Sergio Cortella)

"Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda em Por que fazemos o que fazemos? as principais preocupações com relação ao trabalho." 

 

Em busca de sentido (Viktor Frankl)

"O fundador da Logoterapia mostra aqui como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia."

 

Comunicação não-violenta (Rosenberg)

Manual prático e didático que apresenta metodologia criada pelo autor, voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

 

O poder do agora (Eckhart Tolle)

"Essa é mensagem simples, mas transformadora de Eckhart Tolle: viver no Agora é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação. Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, Tolle elaborou um guia de grande eficiência para a descoberta do nosso potencial interior. Este livro é um manual prático que nos ensina a tomar consciência ​dos pensamentos e emoções que nos impedem de vivenciar plenamente a alegria e a paz que estão dentro de nós mesmos."​