Avaliação Educacional

03/04/2019
Educação
Nossos estudantes do Ensino Médio participarão da avaliação em larga escala promovida pelo Sistema Marista de Educação, nos dias 11 e 12 de abril.

​​​Nos dias 11 e 12/4, durante o horário regular de aula, nossos estudantes do Ensino Médio realizarão a Avaliação Educacional, programa de avaliação em larga escala promovido pelo Sistema Marista de Educação.

Com o objetivo de realizar o diagnóstico e o acompanhamento contínuo e reflexivo  do desenvolvimento do currículo e do processo de ensino e de aprendizagem​ dos nossos estudantes, a avaliação seguirá o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas compreenderão as quatro áreas do conhecimento (Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos, e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias), conforme organização abaixo:

​Dia
Área do Conhecimento​
Componentes Curriculares​
​Questões

1º​

Linguagens, Códigos, e suas Tecnologias*​

Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Arte, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação​

45​

​1º​

​Ciências Humanas e suas Tecnologias

​História, Geografia, Filosofia e Sociologia

​45​

​2º

​Matemática e suas Tecnologias

​Matemática

​45​

​2º

​Ciências da Natureza e suas Tecnologias

​Química, Física e Biologia

45​​

*Essa avaliação não contemplará proposta de Redação​

O conteúdo programático abordado nas provas será aquele das séries anteriores ao ano escolar dos estudantes.

Sobre o Ensino Médio - Pensando no futuro
São desenvolvidas diversas atividades voltadas para o Enem e vestibulares, com materiais didáticos específicos, simulados e aulões. A preparação também inclui orientação profissional, palestras, debates e oficinas especiais que envolvem hábitos de estudo, dicas sobre as avaliações, critérios de correção e estrutura das provas. Além disso, os estudantes realizam pesquisas para projetos de iniciação científica elaborados por área do conhecimento, sendo incentivados a participar de salões e congressos.​​

Além disso, devido à carga horária ampliada no Ensino Médio, a metodologia de ensin​o e os ambientes tornam-se aliados para um maior aproveitamento escolar. O conteúdo é trabalhado de forma interdisciplinar, por área do conhecimento, envolvendo a problematização de temas e as soluções propostas pelos estudantes.