Nos dias 11 e 12/4, durante o horário regular de aula, nossos estudantes do Ensino Médio realizarão a Avaliação Educacional, programa de avaliação em larga escala promovido pelo Sistema Marista de Educação.
Com o objetivo de realizar o diagnóstico e o acompanhamento contínuo e reflexivo do desenvolvimento do currículo e do processo de ensino e de aprendizagem dos nossos estudantes, a avaliação seguirá o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As provas compreenderão as quatro áreas do conhecimento (Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos, e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias), conforme organização abaixo:
Dia
| Área do Conhecimento
| Componentes Curriculares
| Questões
|
1º
| Linguagens, Códigos, e suas Tecnologias* | Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Arte, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação | 45 |
1º
| Ciências Humanas e suas Tecnologias
| História, Geografia, Filosofia e Sociologia
| 45
|
2º
| Matemática e suas Tecnologias
| Matemática
| 45
|
2º
| Ciências da Natureza e suas Tecnologias
| Química, Física e Biologia
| 45 |
*Essa avaliação não contemplará proposta de Redação
O conteúdo programático abordado nas provas será aquele das séries anteriores ao ano escolar dos estudantes.
Sobre o Ensino Médio - Pensando no futuro
São desenvolvidas diversas atividades voltadas para o Enem e vestibulares, com materiais didáticos específicos, simulados e aulões. A preparação também inclui orientação profissional, palestras, debates e oficinas especiais que envolvem hábitos de estudo, dicas sobre as avaliações, critérios de correção e estrutura das provas. Além disso, os estudantes realizam pesquisas para projetos de iniciação científica elaborados por área do conhecimento, sendo incentivados a participar de salões e congressos.
Além disso, devido à carga horária ampliada no Ensino Médio, a metodologia de ensino e os ambientes tornam-se aliados para um maior aproveitamento escolar. O conteúdo é trabalhado de forma interdisciplinar, por área do conhecimento, envolvendo a problematização de temas e as soluções propostas pelos estudantes.