Bem-estar e segurança

27/12/2018
Juntos na construção de uma cultura de prevenção e resiliência a riscos.

​​​​​​​​​​Uma parceria entre nosso Colégio, Pedra Circular e Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), resultou no desenvolvimento e implementação de um projeto que tem por objetivo promover o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos e de desastres com a comunidade escolar. ​

O projeto Começa Comigo, prevê um conjunto de atividades a serem realizadas para criar uma cultura de prevenção e resiliência, criando um ambiente mais seguro para todos. Ele é inspirado em modelos já realizados em países do primeiro mundo, como EUA, Canadá, Japão, Alemanha que trabalham desde os Anos Inicias a cultura de gestão de riscos e desastres com os estudantes.

Com o desenvolvimento de uma cultura de gestão de riscos e de desastres, acreditamos que cada membro da nossa comunidade escolar estará mais preparado para lidar com situações de perigo, fortalecendo o sentimento de cuidado e valorização da vida.

102-APC_1110.jpgSeparados em grupos, os educadores participaram das formações em 2018

O projeto iniciou em agosto de 2018 e, nesta primeira fase, o grupo participante foi o de educadores, que ao longo desse semestre participou de diversos momentos formativos e de planejamento. Pelo tema, gestão de crises e desastres, ser estranho no cotidiano das crianças e adolescentes, preparar primeiramente os educadores, tem o propósito de estruturar quem está por detrás das crianças e adolescentes de modo que quando elas forem expostas ao tema, sua base, pais e educadores, possam estar preparados para auxiliá-las nesse processo de significação e entendimento.

DSC_0040.JPG​Simulação realizada em dezembro para preparo dos educadores

A última atividade do ano foi a simulação da evacuação do prédio da escola. O exercício foi conduzido por Abner Freitas, CEO da Pedra Circular com o apoio dos Bombeiros e Defesa Civil. A intenção foi colocar em prática o aprendizado e promover aos educadores a noção de percurso e tempo que são necessários para um momento de evacuação, bem como preparar o grupo para deslocamento até o ponto de encontro (quadras externas do Colégio), local exato, em que todos devem se direcionar caso ocorra algum incidente na escola.

Abner Freitas, CEO da Pedra Circular ressalta como positiva a adesão dos educadores em todos os momentos formativos realizados em 2018. “Eu destaco a adesão e o interesse dos adultos, educadores, que participaram dos ciclos de aprendizagem. O tema, cultura e gestão de riscos e desastres, embora não abordado cotidianamente na vida das pessoas, é de extremo interesse delas por estar intimamente relacionado à preservação e promoção da vida. A Pedra Circular quer ser essa informação na vida das pessoas, e tem encontrado nos educadores a sede por essa informação. Isso, pessoalmente, tem me entusiasmado muito. " Em 2019 o projeto segue com a formação dos estudantes e famílias.

Sobre a Pedra Circular

Situada no Tecnopuc, a Pedra Circular é uma startup de base tecnológica e impacto social que atua reduzindo a vulnerabilidade ambiental a partir da mudança pessoal.

Abaixo algumas fotos das formações com os educadores.