Aprendizado lúdico

04/06/2019
Educação
Sequência didática de Linguagens oportuniza aos estudantes de 8º ano EF a construção de contos fantásticos e teatro de sombras.

​​​Como trabalhar os conteúdos de Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa de forma interdisciplinar?

Como tornar ​​atrativo para os estudantes os aspectos linguísticos, as estratégias de leitura, a literatura inglesa, a arte oriental e os elementos estratégicos e táticos das práticas corporais?​

Com contos fantásticos e o tradicional teatro de sombras chinês!

Nossos estudantes do 8º ano EF pesquisaram sobre a história do teatro de sombras e a estruturação de um conto fantástico. Os grupos tiveram que investigar e responder questões acerca do conteúdo. Qual o conflito do conto, o clímax da narrativa e seus aspectos fantásticos. Os estudantes também produziram textos, leram poemas em língua portuguesa e inglesa, além de apresentarem pequenas peças teatrais.

O resultado foi o aprendizado de forma lúdica, interativa e com a participação ativa dos estudantes, através da metodologia da sequência didática.​

Nosso jeito de educar

A essência do Colégio Marista Champagnat traz a missão de educar para o bem, onde os educadores atuam como mediadores do conhecimento, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

São diversas metodologias que propiciam aos estudantes relacionar os conhecimentos adquiridos e construídos em sala e aula, com a vivência cotidiana. Desenvolvemos conteúdos de forma interdisciplinar, onde oportunizamos aos nossos alunos propor soluções para problemas reais, por meio de estudo, debates e pesquisas, que geram resultados construídos de forma individual e coletiva.

Todo esse desenvolvimento gerado em sala de aula e fora dela, faz com que os estudantes do Marista Champagnat sejam desenvolvidos e preparados para ser cidadãos do bem, enfrentem desafios, sejam solidários, mas acima de tudo, tornem-se protagonistas do seu saber e da construção de um futuro melhor.

Sobre os Anos Finais

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.​