10/06/2019
Nosso jeito de educar
Apresentamos para nossa comunidade escolar a revitalização do pátio da Educação Infantil.

​​Na última semana, apresentamos para nossa comunidade escolar a revitalização do pátio da Educação Infantil. Convidamos as famílias dos nossos estudantes para que junto com eles pudessem conhecer e participar das vivências preparadas para o novo espaço.

A estrutura foi planejada a partir do olhar que temos sobre as infâncias, a fim de tornar ainda mais potente o gosto e o desejo pelo saber, permitindo que os estudantes vivenciem sua infância em um espaço que favorece a convivência, a construção de laços de amizade, carinho, respeito e as múltiplas aprendizagens.

Segundo os Parâmetros Básicos de Infra-estrutura para as instituições de Educação Infantil, lançados em 2006, pelo Ministério da Educação é importante. “O espaço lúdico infantil deve ser dinâmico, vivo, brincável, explorável, transformável e acessível para todos". (Brasil, 2006, p.8).

Nesta perspectiva pensamos na revitalização do pátio da Educação Infantil, utilizando materialidades e texturas variadas, mantendo a natureza que já existia no local, possibilitando às crianças us​​ufruí-lo de forma plena.

As Diretrizes da Educação Infantil Marista (pag. 88), também destaca que a escola é um lugar de relação entre dentro e o fora permitindo que a criança contemple a natureza, sinta o cheiro da grama molhada, a brisa do vento, o respingo da chuva, o calor do sol, interrogue sobre a queda das folhas das árvores, o som do trovão, o caminho das formigas, o canto dos pássaros, enfim, um lugar que provoca o olhar das crianças para o mundo e os fenômenos que surgem diariamente.

A realização de atividades ao ar livre, proporciona uma série de benefícios àqueles que usufruem deste espaço, como o desenvolvimento do poder de observação, o alívio da ansiedade, a melhora da atividade motora, equilíbrio e agilidade, além de desenvolver a imaginação e a admiração pelo mundo ao seu redor.

Simone Engler Hahn, diretora do Colégio destaca: “A entrega desses espaços para nossa comunidade escolar é motivo de grande alegria. Nós educamos para além da sala de aula e precisamos proporcionar ambientes que favoreçam a integração, a construção dos saberes e o convívio saudável. “ ​

Abaixo seguem algumas imagens do dia da apresentação da revitalização do espaço: