Navegar para Cima

Notícias

Festival Marista de Robótica

08/10/2019
Nosso jeito de educar
Marista Champagnat é premiado em duas modalidades do Festival

​​​No mês de outubro, o Colégio Marista Champagnat participou de um grande evento de tecnologia promovido pela rede marista, o Festival Marista de Robótica, onde fomos premiados em duas modalidade: 1º lugar - modalidade Incubando Ideias (categoria Solução Inovadora) e 3º lugar – modalidade Desafio dos Robôs (categoria Engenharia Avançado Livre).

O encontro, que ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), envolveu estudantes, educandos e educadores de instituições públicas e privadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e do Chile.

Nessa edição, o Festival Marista de Robótica contou com cerca de 2 mil participantes que foram convidados a apresentar seus projetos e pesquisas que envolvem robótica educacional, codificação e empreendedorismo. Esse ano, o tema macro do evento foi “Os desafios e impactos da exploração espacial, em homenagem aos 50 anos da chegada do astronauta Neil Armstrong à Lua.".

As equipes tiveram tarefas que simularam ações protagonizadas na época do primeiro passo em solo lunar e atividades de preparação para a viagem a Marte, um dos principais objetivos da atualidade nas agências espaciais. Todas as atividades estavam associadas às quatro modalidades que premiaram no evento: Desafio de Robôs, Desafio de Drones, Cidade Laboratório e Incubando Ideias.

Nós do Colégio Marista Champagnat, tivemos cerca de 80 estudantes apresentando seus projetos no Festival Marista de Robótica, além das turmas que foram prestigiar o evento. A Robótica Educacional está presente no currículo do nosso colégio, da Educação Infantil ao Ensino Médio, integrando uma série de iniciativas inovadoras que inserem a tecnologia no cotidiano dos estudantes. Os projetos desenvolvidos buscam soluções para situações-problema, sendo que todo o processo de construção é realizado por grupos (estudantes e educadores). Assim, é promovido o raciocínio lógico, o senso crítico, o trabalho em equipe, autonomia e a criatividade.

Ao final do evento, nosso colégio foi premiado em duas modalidades:​

Modalidade Incubando Ideias

Categoria Solução Inovadora

1º Lugar: Champ Space

Modalidade Desafio dos Robôs

Categoria Engenharia Avançado Livre

3º Lugar: Baby Giant​

botao_site.png