Jornada Pedagógica

19/12/2018
Formação continuada dos educadores é um dos diferenciais do Colégio.

​​​​A busca constante pelo aprimoramento da formação de nossos educadores faz parte do cotidiano escolar. Durante as Jornadas Pedagógicas e em outros encontros formativos realizados ao longo do ano, promovemos momentos de estudo, capacitação e integração.

Os educadores maristas também são incentivados a participar de cursos, seminários e congressos com foco na educação.

Nossa jornada pedagógica de final de ano, acontece de 17 a 21/12 com o objetivo de capacitar o corpo docente propondo estudos e aprofundamento de temas, por níveis de ensino, que impactam no fazer pedagógico e contribuem na excelência dos projetos, como hábitos de estudo, educação integral, programa de formação marista, inclusão escolar, projeto de vida, metodologia curricular e regimento escolar.

Para a efetivação de uma prática educativa de qualidade, nossos professores articulam conhecimentos e experiências, tornando-se sujeitos construtores do currículo da escola.

​ Em fevereiro, antes do início das aulas, o grupo participará de um novo momento de formação com o objetivo do planejamento para o ano 2019. Abaixo é possível conferir algumas imagens da jornada pedagógica desta semana.​​

O educador marista

Educar bem para o bem. Assim é a educação marista traduzida na prática, todos os dias. Somos movidos pelo propósito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando em sintonia com as famílias.

Em nossa proposta pedagógica, os educadores atuam como mediadores do conhecimento, isto é, incentivam nas crianças e nos jovens o gosto pela aprendizagem, a autonomia, a socialização e a troca de opiniões.

Segundo nosso fundador, Marcelino Champagnat: “Se fosse apenas para ensinar as ciências humanas aos jovens, não haveria necessidade de irmão: bastariam os demais professores. Se pretendêssemos ministrar apenas a instrução religiosa, limitar-nos-íamos a ser simples catequistas. O nosso objetivo, contudo, é mais abrangente. Queremos educar as crianças, isto é, instruí-las sobre os seus deveres, ensinar-lhes como praticá-los, infundir-lhes o espírito e os sentimentos do cristianismo, os hábitos religiosos, as virtudes do cristão e do bom cidadão. Para tanto, é preciso que sejamos educadores, vivamos no meio das crianças e que elas permaneçam muito tempo conosco".​