Já ouviu falar em Zellige?

19/11/2018
Nosso jeito de educar
Estudantes aprendem sobre essa forma de Arte que é rica em cor, detalhes e significados.

​​​​​Nossos estudantes do 7º ano EF estão realizando pesquisas, em Arte, para saber mais sobre a origem, o tipo e a forma de produção dos mosaicos marroquinos, também chamados de Zellige, que significa pequena pedra polida.

Essa forma de arte, representada por azulejos cheios de detalhes, surgiu no século X e é utilizada até hoje como revestimento e decorações em palácios, mesquitas e construções. A confecção dos azulejos é uma arte muito antiga e trabalhosa, transmitida pelos artesãos através das gerações. Ela é basicamente feita de cerâmica (barro) e placas esmaltadas dispostas em diferentes formas geométricas (devido a religião e as leis islâmicas).  É característica da arquitetura marroquina, onde é usada como ornamento de paredes, tetos, pavimentos, mesas, etc.

As turmas iniciaram o ano estudando África subsaariana e agora estão aprendendo sobre a região norte do continente, que é rica em cultura e arte.

Os estudos trouxeram aos estudantes o saber de que para realizar esse tipo de arte também é preciso de conhecimentos em Matemática, Geometria, simetria e composição. Após compreenderem a proposta, eles foram convidados a colocar em prática a aprendizagem.

Com cola, tesoura, cartolina, papel colorido e muita criatividade, as turmas realizaram diversas produções. O resultado pode ser conferido na galeria abaixo.​​​​​

Sobre os Anos Finais

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2019, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.​​​