Nossos estudantes do 7º ano EF estão realizando pesquisas, em Arte, para saber mais sobre a origem, o tipo e a forma de produção dos mosaicos marroquinos, também chamados de Zellige, que significa pequena pedra polida.
Essa forma de arte, representada por azulejos cheios de detalhes, surgiu no século X e é utilizada até hoje como revestimento e decorações em palácios, mesquitas e construções. A confecção dos azulejos é uma arte muito antiga e trabalhosa, transmitida pelos artesãos através das gerações. Ela é basicamente feita de cerâmica (barro) e placas esmaltadas dispostas em diferentes formas geométricas (devido a religião e as leis islâmicas). É característica da arquitetura marroquina, onde é usada como ornamento de paredes, tetos, pavimentos, mesas, etc.
As turmas iniciaram o ano estudando África subsaariana e agora estão aprendendo sobre a região norte do continente, que é rica em cultura e arte.
Os estudos trouxeram aos estudantes o saber de que para realizar esse tipo de arte também é preciso de conhecimentos em Matemática, Geometria, simetria e composição. Após compreenderem a proposta, eles foram convidados a colocar em prática a aprendizagem.
Com cola, tesoura, cartolina, papel colorido e muita criatividade, as turmas realizaram diversas produções. O resultado pode ser conferido na galeria abaixo.
Sobre os Anos Finais
Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.
Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.
Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2019, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.