Múltiplas aprendizagens

29/11/2018
Nosso jeito de educar
Estudo interdisciplinar proporciona através das diferentes linguagens novos saberes.

​​​​Existem diferentes maneiras de fazer a releitura de uma obra, seja ela por texto, dança ou até mesmo teatro. Desta forma, nossos estudantes do 7° ano EF realizaram uma atividade com a obra de Romeu e Julieta, com a finalidade de elaborar a releitura da cena do baile de máscaras. O objetivo foi protagonizar a produção dos textos autorais, evidenciando o uso das linguagens nos diferentes eixos da representação simbólica, na área da literatura, artes plásticas, música e dança.

O estudo contemplou as matérias de Artes, Língua Portuguesa e Educação Física. Deste modo, nossos estudantes utilizaram a expressão da linguagem e os exercícios físicos para realizar a produção de máscaras e os ensaios de danças. Já nos períodos de Artes, eles puderam desenvolver habilidades tridimensionais. ​

Alguns dos modelos de máscaras confeccionados

Após a confecção das máscaras, nossos estudantes receberam dicas do dançarino Júlio Cesar, sobre passos e estilos musicais africanos. Os ensaios serviram de auxílio para a apresentação final, realizada no ginásio.

O Projeto Educativo do Brasil Marista opta pelo planejamento curricular compartilhado, cuja dinâmica se faz no uso de diferentes linguagens, integrando conhecimentos e saberes se constituem nos eixos estruturantes e são acrescentadas novas pautas que se vão instituindo na abertura às demandas dos sujeitos, às realidades e às culturas. Na perspectiva do currículo integrado, a operacionalização de projetos e sequencias didáticas requer abordagem interdisciplinar das áreas de conhecimento, utilização de múltiplas mídias e linguagens e a solidariedade como eixo transversal do processo curricular.

Sobre os Anos Finais

Os desafios se acentuam nesse período da vida escolar, que vai do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, pois trata-se de um período intermediário entre os Anos Iniciais e o Ensino Médio. Por isso, buscamos implementar aprendizagens e metodologias que despertem o interesse do estudante aliadas a práticas que incentivem seu protagonismo.

Nossa ação pedagógica é fundamentada nas Matrizes Curriculares e nas Sequências Didáticas, com as quais os conteúdos são trabalhados de forma dinâmica, integrada e interdisciplinar. Isso possibilita aos estudantes relacionar saberes, aplicando o conhecimento no seu cotidiano e, futuramente, na vida profissional.

Tendo como horizonte a formação cada vez mais global dos adolescentes e jovens, em 2019, contaremos com novidades, bem como estratégias já consolidadas no cotidiano escolar. São projetos e iniciativas que têm como foco a inovação e a vivência de aprendizagens que potencializam o desenvolvimento de habilidades e competências.​​​