PJM realiza 1º encontro do ano

25/03/2019
Espiritualidade
No encontro, estudantes discutiram sobre seu papel no mundo e como ser agente de transformação.

​No ano em que a Pastoral Juvenil Marista (PJM) ​celebra uma década de atuação na Rede Marista, a ​responsabilidade dos jovens que participam dos grupos ganha ainda mais relevância.

O reinício das atividades da PJM foi repleto de significados e reflexões.​ No 1º encontro do ano, o coordenador de Pastoral e a assessora local de PJM convidaram os participantes a refletirem sobre seu papel de agente transformador no mundo com o compromisso de construirem e experienciarem​ a Civilização do Amor.

Os jovens ponderaram sobre suas atitudes em prol de uma sociedade mais justa, livre, fraterna e solidária, e relembraram ainda pessoas que são como farol e ponte em suas vidas, iluminando suas escolhas e ajudando-os a atravessarem seu caminho.

Para a estudante do 1º ano EM e integrante da PJM Luiza Dalmas Zabala o reencontro reancedeu a missão dos jovens "a gente pôde sentir novamente o quanto é bom estar junto por esse motivo tão grande, significativo e importante que é a PJM e a civilização do amor. Lavamos nossas almas pra começarmos esse ano com muita reflexão, risadas, conversas e mudanças, tanto em nossas vidas, quanto no mundo".

Sua abrangência

Atualmente, a PJM está presente em 24 unidades da Rede Marista. No total, são 1.848 participantes com idades que variam de 12 a 29 anos. Eles estão divididos em 110 grupos. Cada grupo é acompanhado por um ou dois jovens chamados de Animadores, somando cerca de 180, que dinamizam a vivência grupal e o processo da PJM na Rede Marista.

O acompanhamento do processo de educação e amadurecimento na fé dos adolescentes e jovens da PJM se dá através de Assessores, cerca de 32 colaboradores maristas que integram o Serviço de Pastoral de cada unidade.

Em nível de rede, também contribui com esse processo a Equipe Provincial, que acompanha a PJM de todas as unidades. É composta por membros da Coordenação de Pastoral, por Irmãos Maristas e por dois jovens que são eleitos anualmente, totalizando sete pessoas.​​​

Como participar

A Pastoral Juvenil Marista (PJM) é um espaço de participação de adolescentes e jovens, a partir do 7º ano EF, onde se trabalha a formação de lideranças através da socialização, da construção da consciência crítica, da vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.​ Para se inscrever o estudante deverá contatar o nosso Serviço de Pastoral Escolar.​