Navegar para Cima

Notícias

Projeto de Iniciação Científica

15/04/2019
Iniciação Científica
A partir do 6º ano EF, nossos estudantes desenvolvem o Projeto de Iniciação Científica (PIC).

​Nossos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participam do Projeto de Iniciação Científica (PIC), que propõe a investigação de um tema por área do conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), utilizando a metodologia científica.​

O Projeto possibilita que os estudantes escolham a temática, área de pesquisa e o professor orientador - responsável por acompanhar e auxiliar no desenvolvimento do PIC.​ As temáticas propostas para 2019 são: acessibilidade, arte e cultura, biodiversidade, direitos, educação, esporte, memória, mobilidade, saúde, sustentabilidade, tecnologia e políticas públicas.​


Estudantes na etapa de descrição dos objetivos do PIC

O projeto iniciou em março e tem como objetivos compreender os mecanismos de formulação das hipóteses, identificar as etapas da metodologia científica, organizar, analisar e interpretar os resultados obtidos ao longo do processo de pesquisa e reconhecer a importância do trabalho em equipe.​

Os resultados dos trabalhos serão apresentados para a comunidade escolar na Mostra de Iniciação Científica do Colégio, no dia 20/7.

Nossa proposta pedagógica

​​​​​​​​A educação marista está alicerçada na abordagem educativa de São Marcelino Champagnat, fundador do nosso Instituto, pautada pela formação integral, afetividade, cultura da solidariedade e da paz, pela crença de que todo sujeito tem potencial para aprender.

A nossa metodologia fomenta a expressão pessoal dos estudantes através de projetos de trabalho, os quais são um convite à ruptura com práticas escolares embasadas em uma concepção de conhecimento fragmentado. Resgata o sujeito que pensa e que sente através de um currículo integrado que se relaciona com a realidade do estudante.​

O nosso estudante, na Educação Infantil, nos Anos Iniciais, nos Anos Finais e no Ensino Médio, é visto como agente de sua aprendizagem, construtor e protagonista do seu saber, pesquisador, perseverante, criativo, crítico, autônomo, empreendedor, solidário, ético, capaz de identificar e solucionar problemas e de trabalhar em equipe. Nesse sentido, nossa escola representa um espaço de excelência acadêmica, mas também de construção de projeto de vida.​