Rumo ao Ensino Médio

07/11/2018
Preparação para o futuro
Projeto auxilia os estudantes na transição de nível de ensino.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Com a proposta de celebrar a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, nossos estudantes do 9º ano EF participam do projeto Rumo ao Ensino Médio. Este projeto é realizado pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) dos Anos finais com o intuito de auxiliar os estudantes na transição de nível de ensino proporcionando a eles uma maior tranquilidade e autonomia, desenvolvendo o protagonismo e sua formação em todas as dimensões. Deste modo, eles passam por momentos de formação com palestras, saídas temáticas e bate-papo com os estudantes que já estão no Ensino Médio.

As atividades têm a finalidade de integrar as turmas e trabalhar as relações interpessoais. A primeira atividade do projeto, neste ano, foi a palestra com o ex-jogador de futebol Alexandre Raphael Meschini, com a temática motivação, superação de desafios e escolhas. Ações em parceria com a PUCRS e com a Pastoral Escolar, onde temas como Projeto de Vida e Escolhas para o Futuro também foram promovidas.

Estudantes reunidos durante a palestra

Uma camiseta personalizada com a arte do projeto foi confeccionada para os estudantes como forma de engajá-los, ainda mais, na proposta. Com os pais é realizada uma reunião especial, momento destinado à explicação da proposta de trabalho no Ensino Médio e esclarecimento de dúvidas.

Os estudantes também participaram de uma saída para o Refúgio Ecológico Pedra Afiada, em Praia Grande, Santa Catarina. A atividade teve como objetivo encerrar a formação e contou com a presença de educadores. A cerimônia de encerramento está marcada para o dia 20/12, momento que os estudantes do 9° ano EF celebram o fim de um ciclo e o início de uma jornada.

Para a Orientadora Educacional Clamarta Pasuch, atividades como estas servem para ajudar o estudante a se preparar para os desafios do Ensino Médio. “A proposta do Projeto Rumo ao Ensino Médio é desenvolver atividades voltadas para o autoconhecimento, a motivação, a autoconfiança e a autonomia dos estudantes concluintes dos Anos Finais, os preparando para superarem seus medos e ansiedades, dentre outras questões emocionais que antecedem momentos de transição, para que consigam reconhecer as suas potencialidades e a sua capacidade de trilhar os caminhos desejados para realizar o seu projeto de vida."

Caminhos do Saber

Caminhos do Saber, iniciativa realizada pela PUCRS em parceria com o Colégiofaz parte das atividades propostas pelo projeto Rumo ao Ensino Médio e proporciona aos estudantes o contato com o mundo acadêmico e o auxílio em suas escolhas profissionais. Na edição desse ano, a programação contou com os temas Finanças pessoais, Hábitos de estudos e Projeto de vida.

​Confira abaixo algumas fotos das etapas do projeto: ​