Navegar para Cima

Notícias

Semana Farroupilha

27/09/2019
Cultura
Diversas atividades foram realizadas com os estudantes e a comunidade escolar para celebrar as tradições dos gaúchos

​​​​​​​O mês de setembro é um momento especial para os gaúchos, marcado pelas comemorações das tradições do estado do Rio Grande do Sul. Aqui no Colégio Marista Champagnat, celebramos nossas tradições através de diversas atividades em sala de aula e também com a comunidade escolar. 

Escolhido em assembleia, pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Paixão Côrtes, importante nome da cultura gaúcha, foi o líder homenageado durante a Semana Farroupilha de 2019. 

Nossos estudantes participaram de momentos cívicos com apresentações musicais, rodas de chimarrão, contos históricos, brincadeiras folclóricas, além de confeccionar seus próprios cavalos para um desfile que ocorreu pelo campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

​Para envolver a nossa comunidade escolar, estendemos nossas celebrações até a última semana do mês. Realizamos com as famílias a nossa Missa Crioula, na qual os estudantes das turmas do 4º ano do Ensino Fundamental foram responsáveis por organizar as liturgias e apresentações. Após a missa, ainda tivemos uma confraternização, organizada pela Associação de Pais e Mestres do Marista Champagnat (Apamecham). Durante o evento, ocorreram apresentações musicais gaúchas para celebrar ainda mais a tradição. 

botao_site.png