Construção do projeto de vida: vivenciando a liderança

21/05/2019
Liderança
Estudantes como protagonistas de liderança e representatividade.

​​​​Considerando que, na adolescência e na juventude, os anseios e os questionamentos sobre o futuro são ampliados, é fundamental que a escola contribua para o autoconhecimento e o desenvolvimento integral dos jovens, atuando em parceria com as famílias. É nesse contexto que a proposta marista visa ampliar o olhar do estudante sobre o papel da liderança e protagonismo.

Além de ser um elemento importante na construção de integralidade dos estudantes, o protagonismo também representa a capacidade de expressar um talento ou uma habilidade natural. E quando incentivada desde cedo, desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, assim, com todas as etapas de desenvolvimento do estudante.

AUTONOMIA E COMPROMETIMENTO

Pensando nisso, no Marista Conceição o incentivo à construção de liderança engloba ações como as manhãs de formação, retiros, rodas de conversas, vivências e palestras, que motivadas pelo Serviço de Orientação Educacional e Pastoral Escolar, incentivam os estudantes a refletirem sobre suas escolhas de vida, sobre a formação de valores pessoais e reforço de habilidades sociais, além de estimular a observação, a compreensão e concentração.

Através da temática “ser farol e ser líder", o encontro de lideranças, com estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, também tem como objetivo auxiliar os estudantes em suas possibilidades de reflexão pessoal e vocacional, bem como rever suas potencialidades e dificuldades. Sob a perspectiva da proposta pedagógica marista, a construção de liderança significa um processo contínuo que abrange planejar e viver em um movimento dinâmico de construção e reconstrução de si mesmo, de estabelecimento de metas e revisão constante de objetivos.

Conforme a estudante Laura Rigo, integrante do Grêmio Estudantil, encontros assim auxiliam na compreensão do significado de liderança e as razões pela qual ocupar esse lugar.  “O que diferencia um verdadeiro líder é exatamente a compreensão de seu papel junto do grupo, fazendo a diferença onde está inserido", destaca a estudante. ​​​