Navegar para Cima

Notícias

Games como agentes da aprendizagem matemática

25/06/2019
Inovação
O recurso potencializa as possibilidades de aprendizado.

​​​Um conjunto de atividades gameficadas que estimula os estudantes a solucionarem problemas de forma autônoma, desenvolvendo o raciocínio lógico, a experimentação e a descoberta são as características da Matific, uma plataforma educacional online que visa potencializar o aprendizado da matemática e os resultados dos estudantes.

As turmas do 3º ao 5º ano EF têm contato com o ambiente virtual desde o início do ano letivo e estão desenvolvendo habilidades e competências por meio de tarefas atribuídas pelo professor, que seleciona o que quer desenvolver, de acordo com o que a turma está estudando e qual habilidade quer exercitar no grupo. Segundo a professora Adeli França a plataforma é um caminho que possibilita visualizar o que abordar com mais aprofundamento, mas que trabalha também competências de outras áreas do conhecimento, como a maturidade por meio do êxito. “Os jogos respeitam a individualidade do estudante, trabalham também o sentido de competição, levantando que o significado é o aprender e o se superar e não a comparação com o colega, mas sim com o próprio crescimento pessoal. "

O recurso tecnológico também ajuda a reduzir a ansiedade na aprendizagem, tanto na escola em tarefas com maior dificuldade e mediadas pelo professor, quanto em temas realizados em casa, com menos complexidade, visando estimular o conhecimento adquirido. "Outra coisa que é bem importante é o envolvimento das crianças, por exemplo, quando atribuo as tarefas de casa, no outro dia eles chegam com falas positivas e entusiasmadas dizendo eu fiz, eu consegui realizar as atividades", destaca a educadora, que geralmente usa o game dois períodos por semana e também o laboratório móvel em sala de aula.

A Matific está presente em 47 países e é premiada e reconhecida mundialmente. As famílias e os professores conseguem acessar os relatórios e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, pois é possível avaliar as dificuldades de cada criança e planejar as atividades de forma customizada. Todo o conteúdo está alinhado à Base Nacional Comum Curricular e aos livros didáticos adotados pelo Colégio.​