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Na cadência do universo sonoro

09/01/2019
Educação
A música no dia a dia como um recurso pedagógico.

Quando se fala em experiências com música em sala de aula, na Educação Básica, a primeira imagem que costuma surgir em nosso pensamento é a de um grupo de crianças repetindo as ações do educador, ou seja, apenas reproduzindo o que lhe é mostrado. Essa noção de doutrinamento musical que se impõe como referência predominante, no entanto, precisa ser transformada, pois o conhecimento do universo sonoro enriquece o repertório cultural dos estudantes quando bem afinado com o processo de ensino e aprendizagem.

Sabemos que os sons, as melodias, as cantigas e até mesmo o silêncio geram diferentes percepções e possibilitam um mundo de descobertas. Por meio da música e das variadas sonoridades presentes no cotidiano, a criança se apropria de valores, significações e símbolos que fazem parte de seu contexto social e de sua cultura. Nesse sentido, a prática musical desenvolvida na escola deve ir além das tradicionais repetições de sons e acordes, com atividades que promovam a expressão individual e coletiva, a escuta e a autonomia.​

Aprendizagem por meio de sons, ruídos e músicas 

​No Marista Conceição, a educação musical perpassa a aprendizagem das crianças desde a Classe Bebê, contemplando múltiplas vivências através da dança, jogos e brincadeiras. As canções trazem em seu conteúdo a ludicidade necessária para a diversão e o aprendizado, englobando várias áreas de conhecimento, assim como a autoestima, respeito, noções de tempo e espaço, entre outros. Através das músicas, a criança se expressa, organiza o pensamento, aprende e compreende elementos do seu cotidiano, de sua e de outras culturas, aprende e experimenta sensações, além de perceber o ambiente ao seu redor. É como se pudesse conhecer vários mundos sem sair do lugar.​

Segundo a professora Marina Iarcheski, no dia a dia, as crianças são expostas a vários meios de comunicação e linguagem, seja por meio do canto de quem convive com a criança e cantarola uma canção de cultura popular, ou ao ouvir músicas no rádio, na televisão, em aparelhos de som. “Neste vasto universo das canções infantis, existem músicas para vários tipos de ocasiões: conhecer as letras do alfabeto, ninar uma boneca, conhecer as cores e os números, os meios de transporte, os animais e as plantas. Existem músicas para todas as atividades diárias da criança, e são essas canções que possibilitam que elas desenvolvam a imaginação e a ludicidade, relacionando a música às suas ações cotidianas", destaca. 

Para o professor Julian Teixeira, a criança precisa ter acesso a boas músicas, com letras poéticas e boas vozes, para que não entre no universo adulto muito cedo, aproveitando, assim, cada coisa a seu tempo. “O universo musical infantil é vasto e contempla diversos grupos, tais como Palavra Cantada, Hélio Zinskind, Adriana Partimpim, Pato Fu (com os discos da série Música de Brinquedo), entre vários outros. Já no Colégio, as crianças aprendem a musicalização, correlacionando músicas e sons com os projetos pedagógicos de forma interdisciplinar. Desse modo, trazemos para o mundo musical da criança toda forma de expressão, por meio da linguagem e de atividades que desenvolvam a cognição dos pequenos", aponta. ​